CAMINHOS PARA O EGITO É DESCENDENTE!

 Gênesis 12:10-20
INTRO: Nosso texto diz que durante um período de fome em Canaã, Abrão tomou sua família e se mudou para a terra do Egito.  Provavelmente o evento mais triste de toda a vida de Abraão. Essa decisão trouxe enormes problemas para sua vida e para a nossa também. Abraão, diante da fome preferiu descer ao Egito, preferiu buscar socorro onde Deus não estava!
Todas as vezes que descemos da Cruz, o Egito nos atrai!

O Egito é sempre nos apresentado como a imagem e um tipo do mundo. O lugar onde os filhos de Israel foram presos em cativeiro por Faraó por 400 anos….
E mesmo depois que eles foram libertos pelo poder de Deus, eles ainda ansiavam por aquilo que tinham deixado para trás, no Egito, se lembravam do que haviam deixado…

 Êxodo 16:3…”Seria melhor que o Senhor tivesse nos matado no Egito! Pelo menos tínhamos panelas de carne e pão á vontade.”… É como nós!…Alguns, saíram do mundo, mas ainda guardam resquícios dele na alma!…

Independentemente de como o Senhor nos abençoa, ainda há uma parte de nós que olha para trás com saudade do mundo que deixamos.
Como vemos Abrão fez a sua viagem para o Egito, há algumas verdades sobre o caminho que ele tomou para o Egito.

I. O caminho p/a o Egito é sempre um caminho descendente. V. 10
Quando um crente sai de Canaã (o lugar de vitória e bênção) para ir para o Egito (o mundo), ele sempre está descendo. Exemplo de Jonas – Jonas 1:1-5….”A tempestade assolava o navio e Jonas desceu ao porão, dormia profundamente”…A pessoa não se dá conta de seu real estado!
Passam a ter uma alegria da alma, alimentada pela suas vontades realizadas!
 
DEUS NÃO NOS CHAMA A DESCER E SIM GALGAR LUGARES MAIS ALTOS!

A. O caminho do Egito o  levou para longe da terra da promessa – A terra de Canaã representava o melhor de Deus para Abrão. A terra de Canaã era o suposto lugar onde ele deveria estar!…mas diante das dificuldades decidiu voltar de onde veio!….Quantas pessoas, começam bem, “mas no meio” decidem voltar para a terra da escravidão!
Preferem rodear a Cruz do que carrega-la!

Não há lugar mais precioso do que o lugar que Deus quer que você esteja… Exemplo de José – Genesis 50:20.

B. O caminho do Egito o levou para longe da terra da preparação – A fome em Canaã não foi um castigo pelo pecado, ao contrário, foi uma prova de fé…Na universidade de Deus temos prova!!!…Muitos são reprovados porque não estudam a cartilha do obdc!!!..

As provas chegam e julgam ser mais fácil retroceder!… Ele deixou o melhor de Deus e fugiu da prova de Deus…

A verdadeira fé sempre vai ser testada. O grande teste é submeter ao teste e confiar em Deus em vez de fugir!… Abrão deveria escolher a incerteza de Canaã ao invés da abundância do Egito…
A Palavra de Deus diz que de todas as aflições o Senhor nos livra!…TODAS …pq me desesperar, só tenho que confiar!

C. O caminho do Egito o levou para longe da terra da provisão – Deus tinha prometido abençoar Abraão em Canaã…
Gn.12:2…”farei de voce o pai de uma grande nação.Abençoarei voce e tornarei seu nome famoso. E voce será uma benção para muitos.”…

Canaã era também o local de descanso de Deus para Abrão. Só em Canaã ele poderia descansar nos braços da providência e confiar em Deus para cuidar dele.
O melhor lugar para se estar é onde o Senhor coloca você, mesmo que seja difícil!!!..
Quantas murmurações liberamos quando as coisas não são como esperamos!

II. O caminho p/a o Egito é  sempre um caminho desonesto. V. 11-15
A. O caminho p/a o Egito é  sempre um caminho desonesto, onde Abrão concebeu uma mentira Vers.11″ Quando estava chegando ao Egito abrão disse a Sarai: Vc é muito bonita. Quando os egípcios virem voce, vão dizer: Esta é a mulher dele. Vamos matar o marido e ficar com ela”…Por isso, diga que é minha irmã, para que me tratem bem por sua causa e a minha vida seja paupada!…

Abrão aqui colocou em dúvida toda promessa recebida da parte de Deus!...As circunstâncias foram mais convincentes do que as palavras de promessas para sua vida!

Quando um crente se afasta da verdade, e abraça uma mentira, ele passa a viver do eco dela…a mentira vive procurando justificativas para seus erros. Podemos aprender com o erro, mas quando a mentira faz parte da sua vida o erro se repete, se repete e se repete!!!

Nós todos temos aqueles momentos em que concebemos uma mentira em nossos corações para tentar justificar as coisas que fazemos e permitimos em nossas vidas…O pai da mentira, fica a espreita, esperando a oportunidade de nos tornar cativo novamente.

B. O caminho p/a o Egito é  sempre um caminho desonesto Abrão tornou-se a mentira – Depois que ele contou a mentira, ele começou a viver na mentira!… Uma mentira sempre leva a outra!… Até que vc passe a acreditar nelas!

Suas mentiras sempre afetam sua vida!…Elas são gravetos do inferno!…Servem apenas para aquecer o fogo da destruição!

C. O caminho p/a o Egito é  sempre um caminho desonesto Abrão acreditou na mentira – Ele chegou a acreditar na mentira que ele tinha forjado mais do que a verdade que ele tinha recebido de Deus. O versículo 12 nos diz que Abrão estava preocupado com algo que nunca poderia acontecer. Gn. 12:2-3. Ele não podia morrer, porque a promessa de Deus para ele não havia sido cumprida…

D. O caminho p/a o Egito é sempre o caminho do pecado, Gênesis 3:1-6 – Eva pecou porque ela acreditou mais no diabo do que em Deus. Pedro caiu porque ele acreditou mais em sua própria mentira, do que na palavra do Senhor.

 (Mc.14:30-31)” Pedro, disse Jesus, eu afirmo a voce que antes que o galo cante a segunda vez nesta noite, voce me negará tres vezes”!..Não!!!…insistiu Pedro.”Nem que eu tenha de morrer com o Senhor, eu nunca o negarei!!!”…Essas palavras te lembram alguém???…Quantas promessas fazemos ao Senhor e diante das provas nos esquecemos dela!!!…
Quando nego á Jesus eu desço da Cruz!

.– Judas se enforcou porque o suicídio era mais fácil do que o arrependimento…,

III. O caminho p/a o Egito é  sempre um caminho desastroso. V. 14-17

A. O caminho p/a o Egito é  sempre um caminho desastroso por causa do potencial – O pecado de Abrão tinha o potencial de fazer outros caírem… (vers: 17)…Faraó e sua casa, foram punidos pelo Senhor com pragas terríveis…

Quando um crente vai para o Egito espiritual, faz com que outros caiam ou permaneçam longe de Deus. Gandhi disse que o motivo pelo qual ele nunca se tornou um cristão, foi os outros cristãos!…

Mt.18:6-7 “Mas, se qualquer um de voces fizer um destes pequeninos que creêm em mim tropeçar, seria melhor ser jogado nas profundezas do mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Ai do mundo, por causa de todas as suas maldades…A tentação para fazer o mal é inevitável, mas do homem que provoca a tentação!”…”AI” REPRESENTA O JUÌZO DE DEEUS AO HOMEM!…

O mais brutal pecado é o de levar outros a descer ao Egito, quando se tem a incumbência de leva-los á CRUZ!!!

B. O caminho p/a o Egito é  sempre um caminho desastroso por causa da punição – O pecado de Abrão trouxe a mão do julgamento de Deus sobre a situação!

Não seria uma vergonha saber que nossos pecados causaram o tropeço de um crente ou um pecador a estar convicto na sua decisão para o inferno? Mateus 18:6.

C. O caminho p/a o Egito é  sempre um caminho desastroso por causa dos lucros  Gn.13:2– “…Abrão tinha-se tornado muito rico, tanto em gado quanto em prata e ouro”…A Bíblia nos diz que Abrão saiu do Egito com mais do que quando ele entrou…No entanto, essas coisas que as pessoas acham que é o lucro, muitas vezes são a perda!..Tudo aquilo que o mundo te dá gera perdas!…

O mundo rouba a verdadeira essência do valor, porque ele não conhece princípios!

 Entre os servos que Abrão adquiriu no Egito, havia uma menina egípcia chamada Agar, Gênesis 16:1-3. Ela se tornou um problema para o pecado de Abrão e Sarai, e o pecado de Abraão com ela ainda tem consequências no mundo hoje…

D.  “O que achamos que são as melhores bênçãos do mundo hoje, muitas vezes tornam-se os maiores problemas da nossa vida amanhã”!…

IV.  O caminho p/a o Egito é sempre um caminho de desilusão. Gn.12:.18-20

 A. O caminho p/a o Egito é sempre um caminho de desilusão por causa do testemunho que se perde – Abrão perdeu o seu testemunho no Egito. Faraó lhe disse, “Leve-a e vá!”…Faraó, expulsou Abraão do Egito!!!. Nem no mundo uma pessoa sem crédito é aceita!!!

Perdemos crédito diante das pessoas, uma pessoa sem crédito nem o mundo quer!

“O mundo, as pessoas perdidas nunca esquecem um testemunho em ruínas!.. Eles nunca se lembram de suas boas obras, mas eles nunca vão esquecer de seus fracassos”!…

Exemplo: De quem lembramos mais, “A pregação de Pedro no dia de Pentecostes, ou sua negação de Cristo?…”De  Davi e a Arca, ou Davi e Betseba?..As boas obras são esquecidas, mas seus fracassos lembrados todos os dias!

 Há um memorial seu quando vc deixa o mundo…que as pessoas jamais esquecem, e tentam todos os dias provar que ainda há  Egito dentro de vc!…O seu memorial é para glorificar á Cristo!…Há uma marca em vc!!!…Essa marca esse memorial precisa atrair os olhos do mundo para a CRUZ!!!

B. O caminho p/a o Egito é sempre um caminho de desilusão por causa das coisas que são esquecidas – No Egito, Abrão não tinha altar, não ofereceu sacrifícios e não levantou nenhuma oração…No Egito nos esquecemos de aproximarmos de Deus!…Vivemos em prol das urgências da alma!

Ele deixou totalmente Deus fora de tudo o que ele estava fazendo!… Quando no mundo, o filho de Deus vive como o mundo….Deus, e tudo o que pertence a Ele são negligenciados e ignorados!…

Tg.4:4 “Gente infiel!Voces não percebem que o envolvimento com os prazeres deste mundo torna voces inimigos de Deus?…Eu volto a dizer que se o objetivo de voces é desfrutar o prazer pecaminoso do mundo perdido, vcs também se tornam inimigos de Deus!

C. O caminho p/a o Egito é sempre um caminho de desilusão devido à tragédia que promove! – Em vez de trazer a luz do Deus único e verdadeiro para a escuridão do Egito, Abrão apenas trouxe mais escuridão! Ele não era “sal e luz”, como ele deveria ter sido!…

Nos assemelhamos as trevas quando descemos ao Egito!…
A nossa linguagem fica comprometida!…O nosso semblante fica caído!…

Quando saímos de Canaã para o Egito, nós não podemos ser aquilo que Deus nos chamou para ser, Mateus 5:13-16. …(LER)…
Voltamos e nos tornamos piores que fomos!…Mt.12:43-45

Tudo o que é preciso para chegar ao Egito é um pouco de associações erradas…é o me associar com linguagens mundanas,… é sentar-me na mesa dos escarnecedores. É dar vazão aos desejos da minha carne  e antes que você perceba você já desceu da Cruz e está a  milhas de distância do Senhor.

Você nunca vai prosperar contanto que você esteja onde Deus quer que você esteja!… 

Conclusão: Onde está a sua tenda acampada esta noite?… Você está acampado em Canaã, firmemente fixado na terra da vitória bênção e testemunho, ou você tem descido ao Egito?…

No Egito, Abrão não tinha altar, não ofereceu sacrifícios e não levantou nenhuma oração…Para voltarmos ao lugar que Deus quer que estejamos é preciso primeiro reconstruir seu altar, oferecer sacrifício e orar…`´E PRECISO DEIXAR NA CRUZ SEU PASSADO, SUA CARNE,TUDO AQUILO QUE TE LEVA Á OLHAR PARA TRÁS…

E isso é uma atitude que deve partir de vc!…Se expresse eu saio de cena agora, a Palavra entreguei agora o que vc faz com o que ouviu é vc quem decide!… reconstrua o altar , ofereça o sacrificio e ore!!!…

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *