Abre a primeira ‘igreja’ atea em Londres

Abre a primeira ‘igreja’ atea em Londres

Abre a primeira 'igreja' atea em Londres

A igreja desacralizada do norte de Londres ‘The Nave’ acolheu no passado domingo 6 de janeiro seu primeiro “culto ateu” reunindo a umas 200 pessoas, informa o diário The Independent. Não só vão não crentes, senão que na primeira reunião também participaram pessoas desagradadas com a organização de suas respectivas igrejas, como um judio e uma católica citados pelo jornal britânico. 



A fundação desta “igreja” sustenta-se em uma experiência pessoal: o humorista e monologista Sanderson Jones dirigia-se em carro a Brighton. Outra cômica, Pippa Evans, se subiu ao carro e na conversa nasceu a idéia.”Pensamos que seria uma pena não desfrutar das coisas boas da religião, como o sentido de comunidade, unicamente por um desacordo teológico”, explicou Jones antes da inauguração a Islington Gazette.

 A chamada ‘Assembléia do Domingo’ apresenta-se a si mesma como a “primeira igreja atea do Reino Unido”. Jones caçoou ante seu auditório sobre o parecido que segundo ele têm os pastores protestantes e os agentes de polícia patrulhando as ruas, conta The Independent. “‘Posso obter uma testemunha?, gritam. Testemunhará alguém?”.



Mas também teve tempo para a “espiritualidade”, quando os promotores da idéia convidaram aos assistentes a fechar os olhos “e pensar”. Assim mesmo, um discurso que animava a não temer o falhanço fez parte do cerimonial, que a cada mês convidará a diferentes còmicos e pessoas do espectáculo.”Life is good, life is great” (a vida é boa, a vida é maravilhosa) entoaram os presentes na inauguração. Quantos dos 200 participantes se converteram já a esta “igreja atea” fica por determinar.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *