O Exemplo Para o Cristão: Globo ou Cristo?

globo

globo

O Exemplo Para o Cristão: Globo ou Cristo?

Hoje, logo pela manhã, ao ler as notícias do dia, enquanto tomava meu café da manhã, fui surpreendido por uma reportagem da Folha de São Paulo, intitulada Pastores Pedem Heroína Evangélica à Globo (veja aqui).
A matéria tratava de encontros que pastores evangélicos (especialmente o conhecido Silas Malafaia) estariam tendo com um Coordenador de Projetos Especiais, da Rede Globo de Televisão, onde negociam variados pedidos, entre troca de apoios a projetos e a um pedido de criação de uma novela onde a protagonista seria uma evangélica, mas bem comportada.
Em primeiro lugar, quero ponderar que concordo que as novelas da Rede Globo não dão boa imagem de evangélicos em seus folhetins. Normalmente são personagens pilantras, ou mesmo, safados mesmo no português claro. Resumidamente: não são exemplos de ‘crentes’ para a sociedade. Mas, apenas lembrando, as novelas de SBT e Record também não são grandes exemplos de dignidade, respeito e boa imagem. Por isso, não assisto esse tipo de programação, pois tenho plena consciência que não faz bem para mim. Não vejo proveito algum assistir uma novela.
Inclusive não entendo o fato de que por que há tantos evangélicos que fazem campanha para não se assistir à Rede Globo e que agora fazem campanha para ter uma personagem evangélica com que ele se identifique, na novela. Não é contraditório?

Aliás, isso para mim, apenas reflete o exemplo que os cristãos tem dado em seu dia-a-dia. Quando éramos melhores cristãos, a Rede Globo nem citava os evangélicos. E convenhamos, que considerando o propósito de uma novela, um personagem cristão, seguidor dos ensinamentos de Cristo, seria muito chato! Afinal, ele não iria fazer nada de mal, não iria se vingar, não iria trair seu marido / esposa, entre outras coisas.

Em segundo lugar, não entendo o que ‘pastores’ evangélicos tem tanto a tratar com a Globo, quando nosso objetivo é pregar o Reino de Deus aos que não conhecem a sua Palavra e ser sal da terra. Essas reuniões são para fazer troca de alianças e de apoios obscuros. Se a Globo apoiar a Marcha pra Jesus, os evangélicos apoiam o Festival Promessas da Globo. Se colocarem um personagem evangélico correto na novela deixamos de falar mal da Globo. O que é isso???
Será que o Senhor Jesus faria algo nesse sentido? Sei que terão os que defendem esses acordos com a Rede Globo, mas não entendo por que a igreja não pode viver sem a Globo? Por que não? Será que Jesus foi tentado por Satanás, em pleno jejum, em meio ao deserto, fez algum acordo obscuro de apoio aos planos do diabo? LÓGICO QUE NÃO! Essa atitude não tem nada de cristã ou de um seguidor de Jesus Cristo.
O que isso tem de ser sal da terra e diferente do mundo? Queremos fazer parte de algo que a décadas traz tudo de ruim para a família brasileira? Quantos coisas ruins entram nas casas e nas mentes das pessoas através de 1 hora diária de novela. Maldade, vingança, mortes, assassinatos, complôs, roubos impunes, famílias destruídas, drogas e tantos outros assuntos que entram sorrateiramente na mente de todos os telespectadores. Ao invés de incitarmos os cristãos a deixarem esses hábitos e passarem a ler a Bíblia, temos a igreja tentando fazer parte grande instrumento de destruição.
Hoje é muito comum ouvirmos: ‘Ser crente está na moda’. Mas na verdade, vemos muito mais crentes querendo imitar o comportamento mundano, do que o mundo se espelhando em nós crentes. E é isso o que está acontecendo.
Proponho um exercício a você que defende alguns desses ‘mega-eventos-crentes’: Finja ser alguém que não conhece a Cristo. Finja que nunca ouviu a Palavra de Deus. Veja o Festival Promessas e anote no papel quantas vezes explicam sobre o sacrifício de Jesus Cristo! Anote. Anote não que você é um vencedor, que você nasceu para ser rico e herdeiro das promessas (financeiras) de Deus. Anote quantas vezes o Marcha Pra Jesus prega o Cristo que se sacrificou pelos seus pecados. 
A igreja está doente. Ela não prega mais a Cristo. Ela está arraigada no entretenimento e não na Palavra. Ela procura subterfúgios para agradar os espectadores. Precisa grudar as pessoas na televisão e na igreja também. E é aí que vemos nossas igrejas vazias nos cultos e lotadas em eventos. Temos um ‘número enorme de evangélicos’ assistindo ‘eventos gospel’ no país, mas falta mão-de-obra dentro da igreja. Os cultos estão vazios mas os shows e eventos lotados.
Vamos pregar a Palavra. Chamar o povo para o verdadeiro arrependimento. Chamar o povo a conhecer a Palavra de Deus.

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.”
Mateus 22:29

 

Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.”
Salmos 1:2

Reflita e medite na Palavra de Deus e apenas nela! Pois o exemplo para nós, cristãos, é seguirmos e imitarmos a Jesus Cristo e não a crentes de novela, ou a pastores que ao invés de colocarem seu coração na pregação e na propagação do evangelho, buscam acordos, no mínimo, estranhos.
Autor: Danilo Zanon
Fonte da imagem: Google

 

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *