SAIA FORA DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE


SAIA FORA DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
O número de evangélicos tem aumentado muito no Brasil, porém o número de adoradores do senhor tem diminuído. O fato é que muitas igrejas já entenderam a forma de atrair a atenção dos fracos na fé, só que infelizmente não é através da mensagem de salvação do nosso senhor Jesus Cristo. Eles tem posto mamom nos púlpitos e tem feito dele o verdadeiro motivo de adoração.
Mateus 6:24 –  Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
            Eu pergunto: Quantas campanhas de prosperidade você já participou? Quantas vezes você já ouviu do seu líder religiosos que Deus é o dono do ouro e da prata e que você será abençoado. Quantas campanhas de cura e libertação demoníaca você já ouviu falar? E que Deus vai te entregar um bênção sem medida. Tudo isso faz que as pessoas descrentes encontrem motivos para irem a igreja e “entregue sua vida a Jesus”, ou seria “entregue sua vida a mamom”. Mamom quer dizer: “Palavra aramaica para “”saúde”” ou “”riqueza””. Jesus a empregou em seu ensino sobre o dinheiro.
            Nosso Deus pode tudo inclusive te beneficiar financeiramente ou te curar de todo e qualquer mal, isso é um fato do qual eu não discuto, porém entenda ISSO NÃO É O MELHOR DE DEUS, ISSO NÃO É O OBJETIVO DE DEUS PARA SUA VIDA. De fato Cristo pode fazer Curas e derramar bênçãos, mais isso nunca foi e nunca será o melhor de Cristo, pois ele veio anunciar a verdadeira vida a eterna, aquela que recebemos quando morremos, e não como obter sucesso na vida carnal.
            Deus usou o milagre, as curas, o extraordinário de Deus. Como forma de atrair a atenção do povo. Ele conseguiu, e muitas igrejas tem feito o mesmo. Porém Jesus depois de atrair a atenção do povo ele pregava a humildade, a conversão genuína, o abandono do pecado, a fé, o amor, etc…
            Acumule tesouros no céu e não na terra.
Mateus 6:19 – Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20  Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
            Muitos pastores pregam a prosperidade mais se tornam prisioneiros das suas palavras, pois quando pensam em pregar a humildade, uma vida de devoção e renuncia, eles teriam que contradizer a vida de riquezas e mordomias que atraíram muitos fiéis. Não querem trocar o que “vem dando certo”, por uma pregação que poderia afugentar as ovelhas. É preferível levar meia dúzia de fiéis ao reino de Deus, do que apresentar centenas de pessoas as portas do inferno, lembre-se, você estará entre elas, a esses pastores vos digo: Converta-se enquanto há tempo.
Lucas 17:2 – Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos.
            O dinheiro e a prosperidade serve para nos dá alegria, pois eu quero dizer que não existe maior alegria do que está na presença do senhor.
Salmos 84:10 –  Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
            Jesus deseja mudar o homem, seus sentimentos, sua maneira de se relacionar com as outras pessoas, pregando o amor ele destacava o que verdadeiramente importa: A família, a simplicidade, o respeito ao próximo, a união, a fraternidade, etc… Esses são os verdadeiros tesouros, não custam nada e em Jesus nós encontramos a porta para esses sentimentos.
João 14:6 –  Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
            Se alguém quer de fato ser rico, invista em sentimentos puros e verdadeiros, pois isso é o que realmente importa as demais coisas são passageiras.
            Deus quer transformar o homem e a teoria da prosperidade só afeta o exterior e não o interior.
Se você gostou do texto e quer copiá-lo para seu site fique a vontade para mim será uma honra, porém peço que não deixe de citar a fonte: www.idagospel.com
Pastor Júlio Fonseca.
Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Compartilhar é se importar!

20 comments

  • A questão é que tem muitos crentes com o olho maior que a alma, terminam suas vidas com uma catarata cronica sem poder ter mais a visão do reino de Cristo.O Senhor Jesus no livro de Lucas cap. 21;34 disse; Olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e cuidados desta vida e venha sobre vós de improviso aquele dia.As vezes na vida, nos faltam certas coisas, e as vezes lá na frente elas aparecem, e quando morremos elas desaparecem.Bom mesmo é nos manter com Cristo em toda a caminhada,vida eterna garantida com o coraçao izento de embiaguez, glutonaria e dos cuidados desta vida

  • Anonymous

    O melhor de Deus par anós é a salvação. Mas não vejo mal algum os filhos de Deus serem sadios, prosperos e libertos. Deus não é pai? E um pai não qr o melhopr para seus filhos? Eu nã falo de todos os filhos de Deus serem ricos, não sou nescio, mas falo de uma prosperidade todas, oq é isso? Vc trabalha e ganha o seu salario e este salario msm sendo pouco rende, a pessoa msm ganhando pouco é feliz, tem alimento dentro de casa, tem roupas, que mal há nisso? Muitas pessoas metem o pau no Kenneth Hagin, mais gente, ele enfatiza a salvação e uma vida sincera com Deus. Na terra tudo é passageiro e a Salvação é o mais importante, mais não há nada de mal em sermos prospero e termos saude. Deus qr isso. Mas Ele qr muito mais q oremos a ele e q o adoremos. Nós devemos andar despreocupados com q vestir e comer, pois cremos que Deus tudo isso já nos proveu. Sabe qual o proplema? É q há pessoas que nao sabem o verdadeiro significado de prosperidade.

  • Anonymous

    A teoria da prosperidade è vazia… e frutante depois de um tempo a gente passa a se culpar e indagar a Deus Uma erva daninha plantada na nossa mente e toda erva daninha quando cresce acaba com toda a boa plantação! Você se sente preso a um circulo vicioso e a fé vai se apagando…..

  • Pr, Fabio, Com.Crist.Adorai

    Pr. Fabio, Com.Cristã Adorai:

    GRAÇA E PAZ MEUS IRMAOS, QUERO TRAZER O ENTENDIMENTO QUE DEUS TEM ME DADO SOBRE ESSE ASSUNTO. O QUE JESUS QUER DIZER EM MT6:19á34 E TG4:13á16, qdo diz para nao nos preocuparmos com o que vestir e comer.E em TG.4 para nao fazermos planos de se enriquecer, e ITM6. é que na graça Deus quer que sejamos totalmente Dele Por isso de vivermos pela FÉ, buscando o reino Dele, que nao é comida nem bebida,RM14:17 ou seja coisas materias, mas espirituais, e as materias Ele acrecenta conforme precisamos.
    E se o irmao tem alcançado riquesa sem perder o foco que é o reino e sua justiça, diz a palavra que nao podemos ajuntar riquezas e sim, repartirmos com os pobres LC12:16á34. ITM6, Vemos AP.Paulo dizer que os que querem ficar ricos caem em ruinas. Entao vemos que esse sentimento e busca por riquesa material nao é de Deus.
    AMADOS IRMAOS VEMOS QUE PAULO, CONSTRUIA TENDAS, E PASSOU NESSECIDADES, PEDRO E JOAO NA PORTA DO TEMPLO NAO TINHA PRATA NEM OURO, E QDO JESUS ENVIOU OS DICIPULOS DISSE PARA ELES NAO LEVAREM DINHEIRO ALGUM MC6:8, VAMOS VIGIAR AMADOS POIS É MAIS FACIL PASSAR UM CAMELO POR UMA AGULHA DO Q UM RICO ENTRAR NO CÉU…DEUS ABENÇOE.

  • Desde já posso lhe afirmar que: Não sou a favor dessa teoria!

    Creio e sigo um Jesus que diz: “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.” Mateus 8:34

    Hoje se prega um Jesus que diz: “Se alguém me seguir, eu ofereço casa, comida, roupada lavada, carro do ano e um milhão por mês.”

  • Graça e paz irmã fabíola.
    1º Não coloque o nome, este movimento é conhecido no meio evangélico como teologia da prosperidade, mais para ser teologia precisa ter embasamento na bíblia, como eu não considero nenhuma base teologica para que se crie um clientelismo de bênção, então eu prefiro chamar de teoria, porque não passa de uma teoria…
    2º Nosso Deus pode nos beneficiar com riquezas, disso eu não tenho a menor dúvida, porém, isso não é o que Deus tem de melhor para nós. Ficar enfatizando as riquezas materiais, como se isso fosse o melhor de deus para nós, é desconhecer que Jesus veio nos prepara para a verdadeira vida, aquela que virá quando ele nos recolher para seu tabernáculo, neste dia as riquezas materiais não terão a menor importância. O que quis destacar é que muitas igrejas perderam o foco, e pregam a Mamom, e menos o reino de Deus. As palavras do Senhor para nós nos adver, Não pode servir a dois Deuses, pois há de se agradar de um e desagradar de outro, não pode servir a Deus e a Mamom.
    3º Dízimo é obrigação e compromisso com a casa de Deus, oferta é (VOLUNTÁRIA) ou seja é quando se sente vontade, mais a igreja que querem fazer da oferta uma obrigação para se alcançar bênçãos, e isso não é da vontade de Deus, isso é barganha, “eu vou dar uma oferta para conseguir uma bênção” isso entristesse a Deus, que nos considera filhos, e nunca estabeleceu preço por seus favores ou por seu amor.
    4º Lamento não que você não esteje indo a uma igreja, pois a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus, busque o senhor enquanto se pode achar, buscai enquanto ele está perto. Quando nos afastamos da igreja estamos mais distante da fé e conseguentimente de Deus.
    Que o Senhor te abençoe!

  • Ola Pastor !

    Gostei muito do seu Blog, ele é muito enriquecedor.
    Mas então, sobre a teoria da prosperidade, pra COMEÇAR, ela não é uma teoria.
    O Senhor, e não só o senhor, NINGUÈM tem o direito de colocar nomes sobre a pregação da prosperidade que Deus nos fez em promessa.
    Fala-se que tem que adorar mais, e pregar riquezas menos. Então, só que EMOÇÂO é um impedimento de agir a fé, e esta mesma emoção leva as pessoas para o inferno, porque as deixa cegas.
    A verdadeira Fé é aquela, por exemplo, de Abraão. Ele ia dar em sacrifício seu único filho… Se ele fosse agir pela emoção, não daria seu filho em sacrifício certo?
    Se a gente ficar em uma igreja que não age a FÈ, apenas ora e louva, nem que DEUS quisesse ele não pode ajudar, pois ele precisa que o irmão aja a fé, prove que crê …
    Por isso em algumas igrejas evangélicas além do dízimo dá-se ofertas, votos, campanhas, etcs …
    Não é para arrecadar dinheiro, é uma oportunidade de provar a fé.
    Fui por muitos anos na igreja Universal, mas confesso que no momento estou afastada. Mas eu conheço o trabalho da igreja, toda terça e toda sexta eles queimam os demônios das pessoas sofridas, arrancam o espírito enganador, etcs …
    A tal teoria da prosperidade como o senhor mesmo escreve, é a promessa que Deus fez para nós, e como alcançar ela, se a igreja não nos der oportunidade?

    – Qualquer igreja evangélica, que faz votos, campanhas e oração de libertação, pra mim, é a igreja certa.

    Bom, fica com Deus …

  • Caro Sr. Warley,
    Em 1º lugar deixe minha barriga fora disso!
    Caso o estimado irmão não notou, de maneira nenhuma deixei de acreditar que Deus fosse capaz de efetuar tais proesas. Mais chamo a atenção para que o “mais importante” não seja as bênçãos, mais sim “o dono das bênção”. Sendo assim, falar apenas da prosperidade, seria desviar a atenção de inúmeros bênefícios de Deus, como a educação e o respeito. Por exemplo. Esse enfoque na prosperidade cria um clientelismo de bênçãos, e não gera verdadeiros adoradores. A paz!

  • A prosperidade é um dom de Deus(III João, verso 2), mas só acontece para os que derramam a sua fé em Deus. A cura é outro dom de Deus também só para aqueles que acreditam ser o Senhor Jesus, filho de Deus(João 14-12. Para os teólogos(fariseus) como o senhor, realmente não funciona, porque o senhor só acredita na sua propria barriga!

  • Anonymous

    Imagine que você seja uma pessoa muito rica e esteja procurando um grande amor, algo verdeiro. No entanto, só aparecem interesseiro (a) s querendo dar golpe do baú. Pessoas que estão interessadas no seu patrimônio, e não em você. Outras pessoas que puxam o saco apenas para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, por exemplo. Essa é a teoria da prosperidade. Não há interesse amor do Pai, mas pelas bençãos. Senhor Jesus, eu te amo, mas me dá carro, casa, emprego, viagens, saúde etc.

  • Anonymous

    Sou o anônimo 2. Identifando, para não ser confundido com o Anônimo que já comentou – em 12.01 e 06.02.2010 sobre essa matéria. Como me pareceu que foi repostada na data de 13.06.2010, contribuo com este comentário… – O assunto, em si mesmo, encerra discussões quando o Senhor Jesus afirmou a alguns soldados: “…contentai-vos com o vosso soldo” Apóstolo Paulo, na sua epístola a Timóteo, confirmou: “Tendo o que comer e com que se vestir, estejamos com isso contentes” Jamais, em tempo algum, a prosperidade material trouxe contentamento ao espírito. O que chamam bem material, somente é reputado por bem quando repartido com o necessitado. No tribunal de Cristo, Ele separará as ovelhas dos cabritos, lhes destinando os frutos resultantes das obras multiplicadas ou escondidas. Quem tiver coragem para ler o capítulo 4 de Tiago, e orientar-se pela interpretação do Espírito Santo, nunca mais desejará ouvir falar sobre prosperidade material. Parabéns, pastor Júlio, conserve essa jóia preciosa em seu coração, nele arraigando e alicerçando a sã doutrina raramente exposta nos dias de hoje.

  • Anonymous

    FUTUROS IRMÃOS EM CRISTO: Muito obrigado em nome de Deus! Assim formalizo a nossa sincera gratidão, a todos os Homens de bom senso, e à todas as Mulheres de boa fé; que conseguiram alcançar a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”, e que já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impôe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) – RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.

  • Anonymous

    REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
    Urge difundirmos na terra, que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Deus Vivo, e façamos jus ao poder do saber que o Nosso Senhor traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, podemos ler e entender quem seja o Filho do Homem::

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPIRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ.

  • Irmãos usarei o mesmo versículo que o irmão Gilsom usou para comentar essa mesma matéria no site amigodcristo. (Mateus 6:33) – Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
    Deus sempre zelou e zelará por aqueles que são seus, nesta matéria critico o excessivo apelo material, porém não sou contra dizer que Deus é conosco e que nos ajudará, nem sou contra campanhas que buscam a Deus. Mais o nosso senhor quer que o buscamos por amor. Qual o Pai que fica feliz por ter um filho interesseiro que só vai a ele para o pedir, se sua igreja não é assim, se você não age assim, então não se preocupe, porém se você está nesta condição é hora de rever seus conceitos espirituais!!!!
    A Paz seja com todos nós!

  • Pastor Julio compreendo o Senhor e sua preocupação com todas essas almas mas queira endender que como o Senhor Jesus é dono do ouro e da prata Ele também deseja que seus filhos tenham o melhor em suas vidas o Senhor deseja sim que seus filhos sejam prosperos pois prosperidade é dom de Deus,e não que fiquem mendigando favores neste mundo ter boa casa bom carro boa situação financeira emprego com bom salario é direito sim dos filhos de Deus ter dinheiro não é pecado pecado é coloca-lo em primeiro lugar em nossas vidas.
    Seja rico ou pobre Deus esta a procura daqueles que o adoram em espirito e verdade ((João 4:23) – Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.).Jesus nos disse que tudo que pedirmos ao pai em seu nome o pai nos dará tudo que esteja de acordo com sua palavra por isso não considero pecado pedir a Deus sabedoria para ter condições de manter bem minha familia e minha vida financeira, ou sera que Deus quer me ver indo a pé para a igreja com roupas remendadas sapato furado terno desbotado sem condições de vestir meus filhos sem cama para dormir faltando alimentos, isto não é vontade do meu Senhor.
    Nem sempre humildade é sinal de estar servindo a Jesus.
    Um abraço pastor graça e paz.

  • Pastor Julio.. paz seja contigo..!!!
    Bom quero parabénliza-lo pelo texto…!!!
    Teologicamente correto…
    Espiritualmente tocante….
    Vejo nele a sensatez… em abrir os olhos dos que buscam o Deus da prata e do ouro …e não o Deus da graça… que nos livra do dia do Juizo …..
    Bom,,, essa onda morbida.. de adoradores de barganha… não me assusta…
    Pois os verdadeiros Cristãos….tem o pleno conhecimento de que na nova aliança… Jesus.. não pregava a prosperidade material.. e sim a espiritual…. juntai tesouros no céus….
    Fico triste de ver uma grande parcela de incautos não ter conhecimento plenoda palavra…e se deixam se ambicionar pelas promessas que Deus fez ao povo judeu .. que se encontra no antigo testamento….
    Mas logico que Cristo ele mesmo disse … que todo trabalhador é digno do seu sálario… então ta ai … se queer ser prospero .. tenha sabedoria… trabalhe.. economize…seja fiél ao dizimo… e Deus repreendera o devorador…. e assim … por diante…
    Pastor Julio parabéns pelo Post… excelente!!!
    Paz e Graça seja contigo !!!!

  • este assunto é uma coisa que me incomoda muito, não consigo aceitar muito esta ideia das igrejas lotadas e gen e clamando por brnção, querem a benção mas se recusam a ser benção.
    tb prefiro apresentar a Deus uma alma verdadeira e sedenta ao apresentar ao inferno milhares de pessoas.
    alguns lideres desistiram da verdade, desistiram de falar de Jesus, só querem os seus milagres!

  • A maior prosperidade é ter Jesus no coração esta sim é a riqueza que devemos procurar ter, ser própero em Jesus.
    Abraços forte

  • PAz do Senhor Amado Pastor, fiquei feliz com sua visita em meu blog e também com o comentário…muito obrigada. E se quiser, visite também : http://www.novoevangelismo.blogspot.com
    Esse é meu espaço pra levar a palavra, um trabalho pequenino ainda, que faço com meu esposo! Ficaremos honrados com sua visita !!
    Ah, gostei desse seu espaço…muito rico em material…vou voltar mais vezes…

  • mag

    Hola, olha concordo plenamente com o seu post de hoje, eu sou de uma igreja que creio é a que mais fala sobre prosperidade, a igreja universal.Agora quero dizer que para os que estão do lado de fora e que nunca pisaram os pés lá e só ouvem falar que só nos preocupamos com prosperidade, não sabem que lutamos e muito para levar a salvação eterna para o povo, para essas mesmas pessoas que levamos a prosperidade. Não aceitamos uma vida de miséria porque Deus é grande demais para nos dar essa vida, mas tambem sabemos e ensinamos que isso, essa prosperidade, essa vida abençoada não vai levar a ninguem a vida eterna com Jesus, e aqueles que não querem nada com sua vida espiritual, deixar o pecado, viver de acordo com a vontade de Deus, glorificando a Ele, amar ao próximo, enfim, ter comunhão com Deus juntando tesouros no céu, pode ter certeza que vai cair. Vou te dizer uma coisa, todos nós lutamos para encher o reino de Deus, ganhando almas para Ele, transformando vidas para Jesus, mas a diferença de nós para outros é q temos certeza que temos direito a prosperar e lutamos tambem por isso, tambem para glória de Deus, mas infelismente os que estão do lado de fora só veem esse lado nosso.
    Como gostei do seu post senti em comentar, espero não ofender, pois essa não é a minha intenção, pois como o sr. luto tambem para ganhar almas para o reino de Deus. Um abraço e Deus abençoe o seu ministério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *