O BRINQUEDO NA ESCOLA DOMINICAL

” Alegrei-me quando me disseram, vamos a casa do Senhor”. Salmos 122:1
Que alegria a criança sentir que na casa de Deus, seu pai amoroso, ela é recebida com alegria, amor, cuidado e dedicação por aqueles que servem a Deus zelando por suas vidas infantis.
Faz parte deste amor e dedicação, fazer e oferecer o melhor às nossas crianças e bebês, me refiro neste texto as crianças de 0 a 2 anos (berçário e maternal I).
Tenho visitado muitos berçários em varias denominações evangélicas e tenho chorado por dentro ao ver o que tem sido oferecido as nossas crianças na casa do Pai. Vejo pelo chão muitos pedaços de brinquedos dos mais variados tipos, brinquedos despedaçados e amontoados em um baú, são despejados no chão para distrair as crianças no tempo em que permanecem na igreja. Pouquíssimos brinquedos estão inteiros e aptos para a criança brincar, e muitas vezes são brinquedos impróprios para a idade, até mesmo perigosos.
Pedagogicamente é comprovado por inúmeras pesquisas, que o brinquedo estimula o desenvolvimento global da criança, favorece o desenvolvimento psicomotor, social, mental e afetivo da criança. Desenvolve autonomia, criatividade e cooperação entre os pequenos. Na realidade o brincar esta para a criança como o trabalho esta para o adulto. Brincadeira é coisa seria! Você sabia que brincar reduz até a mortalidade infantil?
 O brincar é a linguagem natural da criança, podemos ensiná-la, estimulá-la através da brincadeira, falar de Jesus e seu amor através dos brinquedos. Jesus falava com o povo através de estórias (parábolas), porque não utilizar o brinquedo e a brincadeira para ensinar e ministrar a Palavra de Deus aos pequeninos.
É preciso conhecer a criança de acordo com sua faixa etária, para desenvolvermos um bom trabalho na igreja com ela, conhecendo, por exemplo, a criança de 2 meses, saberemos que não podemos oferecer uma grande variedade de brinquedos e cores de uma só vez, pois ela precisa se familiarizar bem com um brinquedo de cada vez, pois a partir do 2o mês começa a observar os detalhes, pois desde então o seu corpinho é o seu brinquedo favorito.
Um simples móbile no bercinho do bebê, tem um papel fundamental, os efeitos visuais, sonoros e táteis ajudam na formação tanto psicológica quanto intelectual do bebê, por isso nesta fase o móbile é um brinquedo interessante para ele, proporcionando vários estímulos e não somente um objeto puramente de enfeite para o ambiente. Podemos abençoar muito os bebês, tanto física, como mental , emocional e espiritualmente a partir do momento que nos dispomos a conhecê-los.
Enfim, o preparo do obreiro que trabalha com as crianças de 0 a a3 anos, é tão fundamental quanto o preparo de um professor de qualquer outra idade. Em o nome de Jesus, basta de tanta ignorância e desmazelo com esta idade, que possamos nos abrir para o agir de Deus em nossas vidas e semear na terra super fértil que esta em nossas mãos. Seremos dispenseiros fieis?
Deus abençõe ricamente sua vida e ministério
Claudia Guimarães
TAG: O BRINQUEDO NA ESCOLA DOMINICAL
Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *