Aulas divertidas para escola dominical

Aulas divertidas para escola dominical
Aulas divertidas para escola dominical

Aulas divertidas para escola dominical

Instruções

Planeje com antecedência

  1. Escolha a atividade bíblica que você quer apresentar e resuma com uma linguagem adequada para a idade

  2. Encontre desenhos para colorir ou atividades manuais simples para as crianças fazerem.

  3. Procure jogos e brincadeiras que possam ser realizados dento da sala de aula.

  4. Certifique-se de que haja material e lanche suficientes.

  5. Crie uma rotina básica para seguir durante a aula. Não planeje passar mais de 10 minutos em uma mesma atividade, menos ainda se as crianças não estejam envolvidas ativamente.

Durante a aula

  1. Cumprimente cada criança com um sorriso

  2. Siga seu plano de aula, mas esteja aberto a mudanças, caso as crianças não estejam participando.

  3. Coloque músicas para tocar enquanto lancham.

  4. Dê às crianças tempo livre para brincarem.

  5. Quando as crianças estiverem indo embora, agradeça por terem vindo e convide-as para parecerem de novo na semana seguinte.

     

Sugestões de brincadeiras para EBF e EBD:

Brincadeira número 1:

Assunto: A importância da unidade do corpo de Cristo

Texto-referência: 1 Coríntios 12:12-27

Poema: Corpo Doente

O pé brigou com a mão, o nariz xingou o cotovelo, a costela bateu no pulmão, a língua debochou do cabelo, A unha brigou com o umbigo, a bochecha implicou com o dente, o dedo machucou o ouvido, e o corpo ficou doente.

Cintia Amorim

Brincadeira: Olimpíada Maluca Os alunos devem fazer atividades inusitadas, tipo: – beber água no copo sem segurá-lo com as mãos. Prender a mão dos alunos nas costas e pedir que tomem a água no copo sobre a mesa.

Quem conseguir realizar a tarefa primeiro (e com menos bagunça) vence; – superar obstáculos com uma perna só. Os alunos participantes deverão participar de um circuito na sala, com alguns objetos tipo (caixas, travesseiros, baldes).

O objetivo é completar toda a prova sem usar uma das pernas. – Procurar um objeto escondido na sala, usando uma venda nos olhos. Esta prova é inspirada na famosa cabra cega, ou o quente e frio. O aluno deverá vendar os olhos e encontrar objetos escondidos no recinto. Vence a equipe que conseguir cumprir as tarefas com o menor tempo.

Objetivo: permitir entender como é muito mais difícil, ou até impossível, realizar tarefas simples sem o auxílio dos membros do corpo. Auxiliar na reflexão de como a Igreja pode ser bem mais eficiente se trabalhar sem desavenças.

 

 Brincadeira para EBF número 2

Assunto: Durante uma situação difícil é melhor murmurar ou louvar?

Poema: Os pássaros louvam a Deus

Texto-referência: Daniel na cova dos leões (Daniel 6)

Brincadeira: Jogo do Afaste o Leão.

Desenhar no chão, com giz ou mesmo usando fita crepe, um caminho parecido com amarelinha (ou jogos de tabuleiro).

Escolher dois alunos: um representará a ovelha, e o outro representará o leão. Maquiar  e enfeitar as crianças para ficar mais divertido. Confeccionar um dado com uma caixa de papelão (tipo esses dos joguinhos mesmo).

Pedir aos demais alunos que joguem o dado. Toda vez que cair um número par (murmuração), o leão deverá avançar o número de casas correspondente ao dado. Toda vez que cair um número ímpar (louvor), o leão deverá retroceder o número tirado no dado.

O legal é perceber como a ovelha ficará aflita ao perceber a aproximação do leão. E ficará aliviada ao vê-lo retroceder. E cada aluno terá participação no resultado final da história. Se houver mais louvor, ao final da rodada, o leão não alcançará a presa. Se houver mais murmuração, bye, bye ovelhinha.

Objetivo:  o objetivo é mostrar que a murmuração aprisiona, enquanto o louvor liberta.


brincadeiras para ebf, brincadeiras para ebd, escola bíblica infantil, brincadeiras para escola dominical infantil


 Brincadeira número 3:

Assunto: a importância do bom trabalho em equipe

Poema: Poeminha da comunhão

Oh! Como é bom

quando estamos em união,

Deus derrama sua benção,

Deus derrama sua unção.

Oh! Como é bom

quando podemos reunir,

para contar todas as bênçãos,

para chorar e para rir.

Oh! Que agradável

é estar junto a ti,

podemos celebrar,

ter prazer em repartir!

 

Texto-referência: a Torre de Babel (Gênesis 11)

Brincadeira: fazer “torres” com palitos de picolé.

Usar os palitos deitados e construir altos edifícios com eles (como na ilustração, porém, sem cola).

A turma que for mais organizada, e souber coordenar melhor o trabalho, acabará por construir torres bem mais altas e sólidas. Se desejar pode dividir a turma entre meninos e meninas.

Objetivo: olhar o lado positivo da torre de Babel. A ideia de um trabalho coletivo, planejado e realizado em comunhão. Nada pode impedir uma obra desse tipo. Mesmo com simples elementos, quando trabalhamos em uníssono, é possível construir grandes coisas. Refletir em como a Igreja pode alcançar altos resultados se andar em unidade.


Quer se preparar melhor para o ministério infantil? Conheça então o trabalho da Tia Idalete, uma das maiores especialistas em EBD Infantil no Brasil.


Brincadeira número 4

Assunto: guardar a Palavra no coração

Poema:

Escondi tua Palavra

Escondi tua palavra no meu coração

Ela é meu tesouro

Fonte de inspiração

Escondi tua palavra, pois não quero pecar

Meu Jesus é importante

E o desejo agradar

Escondi tua palavra, pois desejo crescer

Se seguir seus conselhos

Sei que sempre vou vencer

Escondi tua palavra e nela vou meditar

Quero ser uma bênção

Quero luz irradiar

 

Texto-referência: Versículos do salmo 119

Brincadeira: usar uma garrafa de refrigerante pet pequena (tipo 200 ml). Encher a metade deste recipiente com cola branca. Escrever um versículo em um pequeno pedaço de papel. Colocá-lo dentro de um saquinho plástico e introduzi-lo na garrafa. Acabar de preencher a garrafa com cola branca. Esperar secar.

Em seguida, pedir aos alunos que, sem violar a garrafa, retirem o versículo de dentro da pet. Após algum tempo, permiti-los que cortem as garrafas e retirem os versículos.

Quem retirar e ler o versículo primeiro, ou der para a professora ler, ganha a brincadeira.

Objetivo: fazer as crianças perceberem como é difícil arrancar algo que está bem enraizado, bem escondido. Assim deve ser a Palavra em nosso coração. Se a escondermos bem, e a protegermos, será muito difícil arrancá-la.

Será legal também ajudá-los a refletir, fazendo a pergunta: se esse versículo não for arrancado da garrafa, quanto tempo você acha que ele ficará intacto dentro do recipiente?


Brincadeira número 5 

Assunto: a importância de nos dispormos

Poema:

Jonas e o grande peixe

O profeta Jonas
não queria obedecer.
Fugiu da presença de Deus.

Sabe o que aconteceu?
Um peixão o comeu.

E ele ficou em sua barriga
três dias e três noites.
Começou a orar.

Sabe o que aconteceu?
Deus mandou o peixão vomitar.

E o profeta Jonas
Foi fazer o que Deus mandou:
sua salvação anunciou.

Sabe o que aconteceu?
Uma cidade inteira se converteu.

 

Texto-referência: história de Jonas (livro de Jonas)

Brincadeira: é uma brincadeira simples. Uma espécie de boliche misturado com futebol. Pegar várias garrafas pet de refrigerante, enchê-las de água ou areia e enfileirá-las em um canto da sala.

Formar dois grupos de crianças. O primeiro grupo deve ter o objetivo de derrubar todas as garrafas. O outro deve ter como objetivo fazer uma barreira para protegê-las. Num primeiro momento, permitir que o grupo “derrubador”, faça a atividade sem empecilhos.

Num segundo momento, fazer com que a equipe defensora entre em campo e impeça a outra. É recomendável estipular um tempo para a atividade, para que as garrafas sejam realmente preservadas.

Objetivo: fazer as crianças entenderem como a intervenção do bem pode impedir ou atrapalhar o mal. Se o bem ficar apenas assistindo, nada mudará. Mas, se fizer algo a respeito, a situação poderá ser transformada.

Entender que nem sempre todas as garrafas serão preservadas (plano de salvação), mas podemos impedir que todas sejam abatidas. Se possível ou preciso, revezar as equipes. No caso de Jonas, se ele não agisse, mesmo contra a vontade, toda uma cidade seria destruída.

Observação: esta brincadeira pode também ser usada no contexto da oração.

Conclusão: brincadeiras para EBF

Sabemos o quanto é importante termos brincadeiras na escola dominical, mas elas precisam ter um propósito muito definido: ensinar os princípios bíblicos de forma lúdica.

Você acabou de ler cinco ideias fáceis, baratas e criativas. Espero sinceramente que atendam sua necessidade. E se prepare cada vez mais para este ministério tão rico e importante.

Bem… essas foram algumas sugestões de brincadeiras para EBF e EBD que selecionei. Sugiro também que você faça o curso preparatório para professores e líderes do ministério infantil. É excelente. Clique no banner abaixo.

Fontes: http://historiainfantilcomrimas.com/brincadeiras-para-ebf-e-ebd/ e http://www.ehow.com.br/tornar-escola-dominical-divertida-criancas-como_231533/

Compartilhar é se importar!

The following two tabs change content below.
Meu nome é Júlio Fonseca sou Pastor da Igreja de Deus no Brasil na pequena cidade de Anhanguera/Go. Usando a internet para levar a palavra de Deus a todos. Com paz, amor e respeito.

Outras postagens por Pastor Júlio Fonseca (Ver todas)

  

Postagens Relacionadas