Yahweh e o seu significado

Yahweh e o seu significado

 O homem tinha conhecido-o como EL, EL-SHADDAI,ELOHIM, etc… Mais aqui o Todo-Poderoso dá seu nome ao homem.

 

“Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?”

“E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração”. (Exodo 3:13ao15)

– Então temos na cultura judaica “Y-H-W-H” O nome pessoal do Deus de Israel é escrito na bíblia em hebraico com quatro consoantes YHWH (hebraico) que é conhecido como tetragrama, e que na realidade é apenas uma abreviação de “Eu sou o que sou”. Originariamente, em aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para esquerda יהוה; ou seja, YHVH. Formado por quatro consoantes hebraicas — Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה ou יהוה, o Tetragrama YHVH tem sido latinizado para JHVH já por muitos séculos erroneamente.

Apesar de temos o termo Yahweh, não significa categoricamente um nome próprio como o dos homens, pois representa na realidade aquilo que é indefinido sem principio e fim. o alfa e o omega.

Fonte:Hebreu Messiânico

Compartilhar é se importar!

One comment

  • rodrigo

    Eu sou é um verbo, então, temos o verbo divino em nós??, Eu sou???. Mas que coisa, então o nome deus nem existe, eles chamavam de EU sou?. o verbo está se refirindo a qualquer coisa que exista, não faz sentido. Eu sou, eu existo. Eu ser, Ser ou não ser?.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *