VÊR DEUS EM PEQUENAS COISAS!

  IRs.18:1-19
INTRO:  Israel vivia, nos dias de Elias, uma verdadeira “apostasia nacional”, pois todo o país estava cultuando a Baal. deus fenício controlador das chuvas, havia fome e seca na terra…profetas haviam sido mortos por Jezabel…e por 3 anos e meio não havia chuva…é nesse cenário que Elias se apresenta diante de Acabe e confronta-o com uma autoridade jamais vista!

Acabe então o denomina como “perturbador de Israel! “Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.” I Reis 17.1
A profecia estava se cumprindo!

 Irmãos, ao longo da história, temos olhado para os 450 profetas de Baal apenas com ironia e desdém…homens que foram derrotados!

Porém, se não quisermos acabar como eles, cansados, feridos, desamparados, envergonhados, desmoralizados e mortos, devemos olhar para a sua história com mais atenção, pois, assim como nós o somos, eles também eram homens religiosos, zelosos e se diziam servir á Deus!…mas, negociaram seu chamado!

Durante três anos e meio em que os juízos de Deus assolaram a terra, Elias esteve ausente desse palco (Deus o havia escondido)…ficou por quase um ano em Querite,..Vers.3 “Vai-te daqui, e vira-te para o Oriente, e esconde-te junto ao Ribeiro de Querite…”

Querite, significa: “cortar”, “colocar no tamanho certo”. Ali, a sós com Deus, o profeta seria moldado. Mas, ele era, um homem de fé, um profeta! Não estaria pronto?…Antes de cada vitória, primeiro Deus nos trata!…

A Bíblia, no livro de Tiago, nos diz, que Elias “Era um homem comum, sujeito às mesmas paixões que nós”? Tg 5:17. Você, acha que Elias, não olhava para o céu sem nuvens, procurando os corvos?… Não teve, temores durante a noite?… Barulhos de animais e o medo, de ser encontrado pelo exército de Acabe?…
 Elias, estava acolhido por Deus. Toda Samaria em sequidão, ele à beira de uma fonte de água.
Vc pode estar vivendo tempos de sequidão, tempos de silêncio de Deus, tempos de ameaças…mas não será atingido…Deus dá ordens ao teu respeito!!!

Todos nós, passamos por “Querite”. Lugar de “corte”, “molde”. Também, lugar de intensificar a comunhão, sentar às margens do Rio de Deus.

Ali, Elias, estabeleceu, longos diálogos com O Senhor. Derramou lágrimas, foi confortado e transformado.

Elias, ali cresceu, foi tratado. Ficou em Querite, até o dia, em que o riacho secou. A seca duraria, três anos e seis meses. É tempo demais. Ele precisaria, partir, prosseguir.

Alguns diriam: Já estou em “Querite”, fazem mais de três anos. Quando partirei?…Deus, tem o tempo e as estações em Suas mãos. Para cada “Elias”, um tempo….A nós, cabe, confiar e confiar. Se Ele te sustentou, até aqui, por que temer?…

Quando secou Querite Deus o envia a viúva de serepta…Vers.9  “Levanta-te, e vai a Serepta, que é de Sidon, e habita ali; eis que eu ordenei ali uma mulher viúva que te sustente”.

Sarepta, significa “lugar de fundição, lugar de concluir o trabalho”! Chegando a Sarepta, a porta da cidade, está uma viúva, apanhando gravetos. Não era lenha, eram gravetos.

Lenha é para fogo alto. Gravetos, para pequeninas chamas, que rapidamente se tornam em brasa, sinal de pouca comida.

 Elias, cansado da viagem, cumprimenta a mulher e lhe pede um pouco de água e também pão: “Não tenho comida em casa, só um punhado de farinha e um pouco de azeite, vês, só peguei dois gravetos, vou prepará-lo para mim e meu filho para que comamos e morramos” I Rs 17:12

Se não tivesse aprendido a confiar em tempos de escassez em Deus, talvez, Elias murmurasse…Diante das adversidades, da falta de dinheiro, diante da enfermidade, diante daquilo que te assola como vc reage?…

Elias confiante  fortalece a mulher dizendo: “não temas”.
Onde entra um profeta, milagres acontecem!!!…Uma boca profética muda todo ambiente!…Elias pisa aquele território, que já cheirava a morte!… aquela mulher diante da seca só estava aguardando a morte para si e seu filho!

Havia muitas viúvas, em serepta que conheciam ao Deus de Israel, mas  Deus enviou Elias a uma viúva gentia… ela nem era do povo escolhido! Jesus, disse que muitas viúvas havia em Israel na época da grande fome, mas apenas a uma das viúvas, foi enviada providência. Lc 4:25-27.

Deus não quer apenas de usar  em família…
 Ele te chama, capacita pra mostrar que Deus é Deus de misericórdia e não faz acepção de ninguém!…

Deus quer nos tirar de dentro das paredes denominacionais, nos tirar do ambiente da igreja, para nos levar aos necessitados, desistidos…aquela mulher diante da seca só estava aguardando a morte para si e seu filho!

O milagre da botija de azeite, o filho que fora ressuscitado…antes de Elias subir e ao monte Carmelo e confrontar o rei Acabe, Deus o preparou 1º em Querite, dando-lhe sustento, o fazendo depender unicamente de Deus e logo em seguida o levou a uma viúva gentia, para usa-lo em dois grandes milagres!

Nos tempos de seca, Deus escondeu Elias em Querite e logo em seguida em serepta!…nos tempos de tribulação, nos tempos de escassez Deus o mantém escondido dos olhos dos Acabes!…
LER!!!…Is.41:10-20

IRs.18:1
!.. Passaram três anos,e Deus pede á Elias que se apresente a Acabe, porque Ele dará chuva!…

Elias então ao se encontrar com Acabe faz o desafio:”Envia, ajunta a mim todo o Israel no Monte Carmelo, como tbém os 450 profetas de baal, e os 400 profetas de Aserá, que comem da mesa de Jezabel”…Irs.18:19

E ali os profetas de baal, clamaram aos seus deuses, mas não obtiveram resposta e Elias com uma pequena oração, Deus o responde e consome todo o sacrifício!
. Elias sabia que era a hora de se ver chuva novamente….UM PROFETA SABE, DISCERNE AS ESTAÇÕES DE DEUS!
IRs.18:41-46…Elias então orou e sucessivamente mandou seu moço olhar o céu para as bandas do mar por sete vezes. À sétima vez o moço voltou e disse: “Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem” (I Reis 18:44). Isso foi suficiente para o profeta que logo mandou avisar o rei Acabe: “A chuva está chegando”!…REPETIR!!!

Vrs:41,42,43…”Disse Elias a Acabe: Sobe,come e bebe porque já se ouve ruído de abundante chuva”!…Subiu Acabe a comer e a beber, Elias porém, subiu ao monte Carmelo, e encurvado para terra, meteu o rosto entre os joelhos e disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar…Ele subiu, olhou e disse: Não há nada!…Então lhe disse Elias: Volta e assim por sete vezes!!!.

Enquanto Acabe foi comer e beber, Elias foi orar. Aqui, mais uma vez, vemos como eram diferentes estes dois homens e como são diferentes, até os dias de hoje, aqueles que servem a Deus e aqueles que não O servem.
Se conhece um verdadeiro servo de Deus pelas suas prioridades!

Enquanto os Acabes comem e bebem, ainda existem os Elias que vão buscar a Deus, gastam tempo de oração…homens e mulheres que não se dobram diante dos balains, mas que possuem convicção do Deus que servem!…”Têm prazer em servir á ELE”!

 Antes mesmo que a oração acabasse,o fogo desceu do céu… agora porém, foram necessárias sete orações para que o pedido fosse atendido, pedido, aliás, que Deus já havia dito, antes que tudo começasse, que haveria de acontecer (I Rs.18:1).”DAREI CHUVA SOBRE A TERRA”!

A PROMESSA JÁ HAVIA SIDO LIBERADA, A CHUVA VIRIA…MAS, ELIAS PRECISOU ORAR POR SETE VEZES!!!

A nossa perseverença, a nossa busca é o que Deus espera para liberar o milagre!…quanto tem te valido seu milagre?…

Perdemos a habilidade de ver Deus nas pequenas coisas e como consequência disso raramente o vemos… E pior ainda, concluímos que ELE está ausente.

Precisamos urgentemente de renovar nossa fé. Esta fé que consegue enxergar uma tempestade vendo apenas uma nuvem do tamanho da mão de um homem e saber que ali está a resposta da oração !

Se há algo que a Bíblia nos ensina é a não menosprezar a ação de Deus!

Imagine que você fosse o faraó do Egito e visse chegando ao palácio um velhote de 80 anos andando apoiado num bordão, sujo do deserto, cheirando a ovelhas que lhe diz que vem da parte do Deus altíssimo. Acreditarias?… Daria ouvidos a seu discurso?…

Era uma nuvem pequena demais… mas, era o homem de Deus para o momento e pelo poder do Senhor o Egito se curvou diante daquele bordão de pastor( Êxodo 4:18-31)..Moiséis um dos maiores lideres da história!

Imagine que você fosse um habitante de Belém e visse duas mulheres chegando de Moabe. Uma delas, já idosa, e a outra uma estrangeira. Daria algum valor?… Tiraria alguma conclusão?,,,

Era uma nuvem pequena demais… mas da descendência daquela mulher estrangeira nasceria o maior rei da história de Israel, aquele que daria nome à sua capital e seria o antecedente do Messias( Rute 1:16-22). Obede. Foi ele o pai de Jessé e o avô do rei David.

Imagine Samuel à casa de Jessé e depois de ver passarem seus belos filhos mais velhos, Eliabe, Aminadabe e Samá via chegar o caçula, ruivo, de aspecto franzino.Faria grande julgamento dele?… Acreditaria em seu potencial?…

 Era uma nuvem pequena demais… mas era ele o escolhido de Deus, o ungido do Senhor, o matador de Golias, o fundador da dinastia eterna, o grande Davi, um homem segundo coração de Deus! ( I Samuel 16:1-13).

Imagine às portas de Babilônia e visse ali chegando um bando de prisioneiros. Entre eles, alguns jovens escravos, de um povo conquistado, numa terra estrangeira… Que se poderia dar por eles?…Como acreditar em seu futuro?…

 Eram nuvens pequenas demais… mas ali estava um que seria primeiro ministro de Nabucodonosor e sobreviveria ao próprio império babilônico para ser ainda grande na dominação dos Persas ( Daniel 1:17; 2:47-49).Aos quatro, Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria,mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos!

“Nosso Deus gosta de usar as coisas pequenas deste mundo para confundir as grandes! “I co.1:27

Jesus foi o Mestre das nuvens pequenas. Ele valorizou a oferta minúscula da viúva pobre, recebeu crianças pequenas sem valor, gastou tempo com a mulher samaritana.., fez de Pedro um pastor de ovelhas…de Saulo um apostolo…

viu Zaqueu escondido na árvore. Jesus não desprezava as nuvens pequenas porque sabia ver nelas a chuva da abundante graça de Deus.

Tenho pedido á Deus, Quero ver melhor, Quero olhar o céu e mesmo quando só puder ver uma nuvenzinha do tamanho da mão de um homem saber que é sinal do meu milagre!

Quero aprender a avaliar como o meu Senhor a vêr o meu Deus nas pequenas coisas e não só nas grandes. E eu o convido a entrar nessa senda comigo…

A fé é  um caminho estreito, mas abençoado. Pouco percorrido, mas feliz. De pouca divulgação, mas muita glória. É o caminho daqueles que crescem na capacidade de vêr com os olhos de Deus…a nossa oração deve ser:…ABRA OS NOSSOS OLHOS SENHOR, QUEREMOS VÊR!

Em vários momentos de nossa vida, passamos também dificuldades, como o profeta Elias passou.
 Nos escondemos assim, no interior de cavernas, nos afastamos da Igreja, fugimos dos nossos amigos, achamos que Deus nos abandonou e que o inimigo vai tragar-nos,destruir-nos… daí corremos, fadigamos e sumimos!!!

Nessas hora vc precisa olhar para a Palavra…”Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!”Rm 8:38-39 

O moço de Elias, subiu sete vezes aquela montanha, não creu muito, pois todas as vezes, parecia nada estar acontecendo, parecia desanimador, pois, havia fome em Samaria, sêca, incredulidade, misticismo, mentiras, vaidades, idolatria, vícios…tudo o que hoje nos assola tbém!
E o moço recebe uma ordem do profeta:”suba sete vezes”!!!.. E o profeta pergunta o que vês?… e o moço responde por seis vezes:…NADA!..

AINDA QUE VC NÃO ACREDITE “SUBA”…OBEDEÇA!
CRÊS NOS PROFETAS E PROSPERAREIS!!!

Elias, um profeta com as mesmas paixões nossas,com as mesmas debilidades e fraquezas nossas…tinha convicção de que uma hora o moço veria o sinal do milagre!!!… E Elias se Poe a orar!

“E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”Mt 16:19

Temos que começar a enxergar com os olhos espirituais as promessas do Senhor, coisas não acontecem nas nossas vidas devido a incredulidade,… Não acreditarmos em pequenas nuvens, nos fazem perder as grandes conquistas, nos impedem de ver grandes milagres!

O profeta Elias disse: “Suba agora e olhe para a banda do mar. O que você está vendo?”.
A primeira resposta do jovem foi: “Nada”, a segunda nada…a terceira nada…na quarta nada… na quinta nada… na sexta nada…Mas,  na sétima vez, o moço de Elias disse: “ Uma pequena nuvem do tamanho da  mão de um homem”.

Eu profetizo: “Sete vezes e a vitória virá sobre minha e a tua vida, aleluia!”

Vc pode estar ai pensando, já se passaram um ano,dois anos …tantos anos e nada acontece… Mas, um dia vc vai vêr, quando seus olhos se abrirem, quando a convicção, a visão da fé for o seu foco vc verá…

” uma nuvem do tamanho da mão de um homem”. E vc dirá: “Vai vir chuva para mim. Estou a tanto tempo esperando, e o Senhor me deu o sinal que eu precisava”….vamos correr, a chuva está vindo, meu milagre está chegando…

A chuva está vindo!”…CORRAM PARA VÊR O MILAGRE!!!
Deus está dizendo esta noite:. Essa nuvem não resolve o seu problema, contudo o que vem depois dela será tremendo, abrirá as comportas do céu”.

É apenas um sinal de Deus dizendo a você: “Eu vou cumprir o propósito na sua vida. Vou cumprir o que tenho lhe prometido”.

O nosso problema é que queremos receber do Senhor o sinal que nos interessa, e não o que Ele quer dar-nos!!!

Dizemos as vezes “Não, eu vou entender o que o Senhor quer que eu faça se Ele fizer isto aqui”. Então Deus diz: “Não, meu filho, não é nada disso; Quem está no controle sou eu, não você. Não é o sinal que você quer, do jeito que você quer”…Mas, do jeito que eu já determinei na minha Palavra!…
Quem é o vaso diante do oleiro?…vaso não faz oleiro, quem faz E DÁ FORMA AO vaso é O  oleiro!

Você terá de entender o sinal quando ele se manifestar…. Você deverá estar preparado para reconhecê-lo e discernir o que virá depois dele….se assim não for, vc pode deixar a nuvem passar e nem se dar conta!…

Espere, aquiete que daqui a pouco vai aparecer uma nuvem do tamanho da mão de um homem. Vai chegar chuva para sua vida, para sua família, para seu ministério, para o seu casamento, para os seus sonhos.. .

Deixemos de ser servos comuns e passemos a ser servos muito especiais nas mãos do Senhor. Deus cria situações para nos tratar e para usar-nos., Ele sabe nos colocar na prensa!…
E Ele vai te tratar até que não seja mais a tua vontade , mas a Dele na sua vida!

 VC PRECISA SER A VOZ PROFÉTICA DO SEU PROPÓSITO!
 A postura de Elias quando reconheceu a revelação do propósito de Deus para a vida dele…O FEZ HOMEM OUSADO!

O texto de 1 Reis 1 8.41,44 afirma:
Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque ruído há de uma abundante chuva. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva te não apanhe.

Não é qualquer chuva; é uma chuva abundante! Sabe o que acontecerá quando você tiver a revelação e a convicção do seu propósito? Você será a voz profética do seu propósito….SUA BOCA PROFETIZARÁ O MILAGRE!

Elias estava sendo profeta do seu propósito. E você, está com medo de quê?…O QUE TEM TE IMPEDIDO DE PROFETIZAR?…VC NÃO PODE FICAR CALADO…

Vivi uma experiência de ser a voz profética do meu propósito quando ainda nem era pastora…,
Eu estava sendo profeta do meu propósito…
Quando você é profeta do seu propósito, acaba contagiando o outro e atraindo pessoas para o seu propósito.

Vc precisa ser profeta na sua casa!…; Precisa vêr Deus nas pequenas coisas!…

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *