SE APARTE DOS LÓS QUE QUEREM O QUE É SEU!

Gn. 13:1-13

INTRO: Muitos ministérios hoje se transformaram em fontes de ESGOTAMENTO,  ANGÚSTIA E FRUSTAÇÃO. Muitas mulheres talentosas, inteligentes, virtuosas, comprometidas com o Senhor, santas estão paralisadas em suas conquistas, levando uma vida miserável e medíocre porque:

1. Não conseguem ver nada de bom em si mesma;
2. Não acreditam mais no que são em Cristo Jesus;
3. Não se libertam do passado;
4. Não permite que a mão do Senhor te conduza a uma nova condição;
5. Não se abrem para coisas novas em sua vida;

A TÔNICA DE SUA VIDA ESTÁ NO NÃO
O NÃO ESTABELECE UM DECRETO DE IMPOSSIBILIDADE
O NÃO AMPLIA O GRAU DE DIFICULDADE

I. PESSOAS TEM PODER DE INFLUÊNCIA
– Pessoas se aproximam por algum tipo de interesse ou motivação
Seja positivo ou negativo o que há em você atrai ou repulsa as pessoas.
– Quando apreciamos alguém temos a tendência de abrirmos nossos tesouros para ela, confessamos nossas fragilidades e fraquezas e estreitamos a intimidade.

– Influência é o poder que alguém exerce sobre nossa personalidade e sobre nosso comportamento.
Quando estamos debaixo da influência de alguém, este alguém tem poder de alterar nossos valores e crenças, alterar quem somos e nossos objetivos.

II. QUEM ERA LÓ E O QUE ELE REPRESENTAVA PARA ABRÃO
•    Ló era sobrinho de Abraão, filho de Harã, Seu pai morreu em Ur e provavelmente Abrão o tinha como um filho adotivo, pois ele não tinha filhos com Sara.
•    Ló representa pessoa, então quando falamos sobre se apartar dos Lós, significa que há momentos em sua vida que você precisa se apartar de pessoas para que uma promessa se estabeleça e se consolide em sua vida – para que a obra do Senhor se conclua em sua vida.
•    Muitas vezes usamos pessoas para substituir promessas, sentimentos, carências afetivas e até mesmo realizações pessoais.
•    Ló significava para Abrão uma ligadura com as raízes familiares
•    Ló sustentava os valores e os vínculos religiosos de Abrão
•    Ló sustentava uma relação com as coisas antigas (da sua parentela)

UMA PROMESSA TEM PODER PARA AMPLIAR SEU HORIZONTE

Enquanto você estiver atado à raízes antigas sejam elas familiares, ideológicas, religiosas, dogmáticas, políticas, moralistas, enfim…
enquanto você estiver preso a estas raizes – aquilo que há de melhor em você ficará impedido de sobressair.

III. QUAL É O ESPIRITO QUE ESTAVA POR TRÁS DAS ATITUDES DE LÓ
Toda atitude, todo comportamento revela um traço da nossa personalidade, uma característica do nosso temperamento e um espírito que rege nosso interior.
Atitude e comportamento – corpo
Personalidade e temperamento – alma
Espírito – a esfera espiritual que é a essência do ser humano.

Espírito aqui tem a ver com a motivação real naquilo que fazemos.

1.    COMPETIÇÃO – competir é uma motivação natural no ser humano, é um ímpeto da carne, uma força que põe uma pessoa em movimento e quempode se tornar um estímulo quando se tem uma recompensa que satisfaça. Competição pode ser um estímulo saudável para despertar os sentidos, para forjar o caráter, mas também pode se tornar um vício para estimular a realização e até mesmo se for o único estímulo, pode comprometer a formação do caráter de um líder servidor.

2.    COLETIVIDADE – todos ocupando um mesmo território, todos semeando, colhendo, comendo e prosperando na mesma terra. Como pastoras corremos o risco de sermos INCLUSIVISTAS, isso significa sempre estar cercada de pessoas, tudo é coletivo e compartilhado. Toda mulher, toda pastora, todo ser humano desenvolve a sua maturidade desenvolvendo sua INDIVIDUALIDADE E SUA INDEPENDÊNCIA. A coletividade não nos permite fazermos avaliação e reflexão, isso é essencial no processo de desenvolvimento pessoal e aperfeiçoamento da nossa liderança ministerial.

            A individualidade é uma chave saudável para escolhas e decisões maduras!

     3.    CONTENDA – são as rixas causadas dentro de uma liderança, de uma família, de um ministério, por causa de sentimentos, de ciúmes, inveja, maledicência. Muitas vezes sentimentos são disseminados nos relacionamentos e se transformam em espírito de contenda que termina dividindo famílias. A contenda é um espírito que contamina, contagia e deixa marcas, feridas. Contenda gera um desconforto na equipe, tensão, divisão, traumas.

 Os Lós tem a intenção de buscár oportunidades para promover contenda, oportunidade para provocar uma animosidade entre a equipe e roubar a alegria da conquista, a expectativa da promessa do seu coração. Os Lós tem sempre na boca uma semente provocativa para roubar a promessa.

3.    USURPAÇÃO – Ló queria aquilo que era de Abrão, andar com Abrão lhe fez próspero, ele era conhecedor da benção que estava sobre Abrão, Ló sabia da promessa, e que havia uma terra abençoada para Abrão prosperar nela. Você acha que existem pessoas com este sentimento que estão muito próximas? Como é sua relação com este espírito? Usurpar significa Apoderar-se de (alguma coisa), mediante emprego de violência ou de artifício: usurpou a parte do sócio; usurpar o trono ao verdadeiro rei.

4.    MANIPULAÇÃO – Manipulação é uma artimanha para entorpecer nossos sentidos e cegar nosso entendimento e anular nosso discernimento. A manipulação faz com que decisões sejam tomadas a partir do critério de outro. Manipulação anula sua vontade e te faz andar na vontade de outro. Manipulação é característica de um principado chamado Jezabel e que ronda as mulheres para levantar manipuladoras e assassinas de profetas.

Você pode estar vivendo rixas, contenda, brigas, mal-entendidos em sua carreira ministerial, situações delicadas com pessoas e não sabe qual atitude tomar.
Abrão não ROMPEU com Ló, mas ele se APARTOU de Ló.

Ele não se tornou inimigo de seu sobrinho, não brigou com ele, não deixou de convidá-lo para as festas, não deixou de conversar com ele, MAS ele deu um BASTA no que diz respeito ao espírito que estava sustentando aquela relação e que poderia impedi-lo de viver as promessas de Deus para ele e para sua casa.

Quantos Lós estão dentro da sua vida lhe atando e retardando suas promessas e que neste Encontro o Senhor te dá a oportunidade para fazer um desligamento de alma.
Deixe Ló seguir o caminho dele e você seja livre para seguir seu caminho debaixo das bênçãos que lhe pertencem…

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *