PORQUE LER A BÍBLIA?

PORQUE LER A BÍBLIA?
 Assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia,
mas fará o que desejo e atingirá o propósito para a qual a enviei.
Isaias 55:11

texto


Há muito tempo vivia um  homem de Deus muito sábio. Um dia, foi visita-lo um jovem rapaz que tinha algo apertando seu coração.
– Eu leio tanto a Bíblia Sagrada – disse ele – Eu gostaria de lembrar e a guardar em mim tudo o que leio. Mas eu não consigo. A maioria dos textos eu esqueço imediatamente.Então, pra que ler?
O velho homem o ouviu atentamente. Então, disse-lhe:
– Pegue este cesto de vime e busque água no poço que está atrás da casa.
O rapaz se perguntou se realmente o velho homem tinha entendido a sua pergunta. Meio a contra-gosto ele pegou aquele cesto todo sujo e foi até o poço. Quando ele regressou, a água que tinha apanhado no poço já tinha escorrido toda pelas frestas do vime.
– Vá mais uma vez. – Disse o velho homem e o jovem obedecendo, voltou ao poço.
E assim, uma terceira  e uma quarta vez..até a nona vez!
Ele está testando minha obediência” pensou o jovem rapaz  “e com certeza depois vai responder minha pergunta.
Sempre de novo ele colocava água no cesto e sempre de novo a água vazava e escorria pelo chão.
Finalmente disse o velho homem:
– Olhe agora para o cesto de vime. Ele está totalmente limpo! Assim acontece com você quando você lê e medita nas palavras do Livro Sagrado.Você não pode reter tudo, elas parecem que atravessam você e você acha que todo teu esforço é em vão. Mas, sem que você perceba, estas palavras formam e clareiam teus pensamentos. E juntamente com isto, todo teu interior vai sendo limpo.
A Bíblia não é  um livro de homens para homens, mas é a mensagem de Deus para a humanidade. É certo que Deus usou pessoas para escreve-la. Mas Ele mesmo é o Autor, e personagem principal, por isto a Bíblia é completamente confiável e verdadeira.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra !” II Timóteo 3:16-17

A Bíblia nos mostra qual a intenção de Deus, a situação do homem, o caminho para a salvação, o destino  do pecador que não se arrepende e as bênçãos para os crentes em Jesus. Seus ensinos são santos, seus preceitos para serem cumpridos, suas narrativas e histórias verdadeiras e suas decisões inalteráveis. Leia a Bíblia para compreende-la e a pratique em sua vida, para ser santificado.
* Ela te dá luz para te dirigir, alimento para te sustentar e refrigério para você ter alegria.
* Ela é o mapa do viajante,  bússola do piloto, a espada do guerreiro de fé e o padrão de vida para o cristão!
* Nela vemos um paraíso sendo restaurado, o céu sendo aberto e os portões do inferno sendo fechados.
* JESUS CRISTO é o tema central, nossa salvação é sua motivação e a glorificação de Deus o seu objetivo.
* Ela deve encher nossos pensamentos, dirigir nosso coração  e conduzir os nossos passos.
* Leia-a devagar, continuamente e em oração. Ela é a fonte de riquezas e um rio de alegria.
* Ela foi te dada para a vida, ela recompensará todo esforço para vive-la  e  condenará todo aquele que  desprezar o seu conteúdo.
* E para te ajudar a ler, utilize um plano anual de leitura.
Num mundo de aflições. A Bíblia já previa.
1) Lucas 21: 26 – Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. 27   E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. 

 No meio da Dúvida existe um livro que nos orienta e nos dá esperança. E que por sua leitura já realiza milagres, tais como:
·         Tem transformado inimigos em amigos.
·         Pecadores em santo.
·         Assassinos em seguidores de cristo.
·         Homens fracos e vacilantes em homens destemidos defensores da cruz.
·         De humilhados e tristes em herdeiros com cristo do reino de Deus.
2)  Lucas 24:13 –  E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. 14   E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. 15   E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. 16   Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. 17   E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? 18   E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? 19   E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; 20   E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. 21   E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. 22   É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; 23   E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. 24   E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. 25   E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! 26   Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? 27   E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 28   E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. 29   E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30   E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. 31   Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. 32   E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?  
  
Os que manejam a palavra de Deus não são pegos de surpresa a respeito dos acontecimentos futuros, pois tudo que foi, é e será, tem o toque de Deus. Paulo não conhecia a Deus, mais quando as escamas de seus olhos caíram ele contemplou a verdade e testificou de Jesus, ficou inconformado e passou os seus dias a anunciar as boas novas. Quem lê a bíblia tem as escamas dos olhos retiradas, pois tudo que era dúvida passa ser uma certeza, os pés que vacilavam, já não vacilam mais. E o homem segue em passos firmes para a glória de Deus. 

3) (João 7: 17)   Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.
 Se você quizer fazer a vontade dele e cumprir essa vontade, você não será mal conduzido. Você reconhecerá a verdade ou perceberá o erro. A Bíblia é a boca de Deus a falar conosco.
A certeza de que ler é uma dádiva espiritual vem dos seguintes versículos:  
4) (Apocalipse 14:6)   E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, 7   Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Uma advertência para a leitura da Bíblia
5) Salmos 1:1 – BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Que o senhor fale com você através das santas escrituras.

Pastor Julio Fonseca
www.idagospel.com
Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *