O QUE FAZER DIANTE DA CRISE ?

(Salmos 131:1-3) – SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. – Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. – Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre.

Introdução:

Talvez a palavra que melhor descreve os nossos dias é “Crise”.
Davi no Sl 131 apresenta uma receita eficaz para as situações de Crise.
Crises: 1- Sociais – Desemprego, Criminalidade.
            2- Morais – Imoralidade, Corrupção.
            3- Econômicas – Dinheiro.
            4- Espirituais – Paz, Desespero, Angustia, Decepção, Amargura.

Como enfrentar a Crise? O que fazer diante da Crise.

1 – Não perca a Coragem.
Não Temas, não tenha receio; Sê corajoso e forte. Enfrente a Crise, sem medo. Sl 23.
(Salmos 23:1-6) 1     O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

2     Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3     Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4     Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5     Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6     Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
2 – Reconheça a Grandeza de Deus.
Deus é Grande. Dominador, Soberano. Tudo está sob o seu controle. Ele é Senhor.
Senhor da Situação. Circunstâncias. Senhor da Crise.
Maior, bem maior que a sua Crise.

3 – Evite o orgulho e a Altivez.

V 1-(Salmos 131:1) – SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim.

3.1 Não seja orgulhoso. A Humildade é a virtude pela qual reconhece o defeito e conta com a ajuda de Deus. Inquietude, nos torna insatisfeitos com que temos e preocupados com o que todos os outros estão fazendo.

3.2 O nosso século é das coisas grandes.
Grandes fortunas, grandes feitos, grandes descobertos, grandes conquistas. Recordes.

3.3 Mas, o que é grande para o mundo constitui-se desprezível aos olhos de Deus.
 (Marcos 8:36)-Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
 (I João 2:15-17) 15     Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16     Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17     E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
 (Jeremias 45:5) – E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o SENHOR; porém te darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores.
3.4 Os 4 familiares da Soberba – (Salmos 19:13)-   Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.
Egocêntrico – o eu como centro de Todo interesse.
Egoísmo – amor excessivo ao bem próprio, descobri.
– Egolatria – adoração de si mesmo, direção pelos alheios.
Egotismo – sentimento excessivo da própria personalidade.
Lembre-se:
1o. Simplicidade.
2o. Não me deixes esquecer da minha origem humilde, das minhas fraquezas, carências, limitações, ignorância, e de que sou homem, pecador, mortal, barro, pó.

4 – Mantenha-se Calmo (Tranqüilo, sereno). V.2. (Salmos 131:2) – Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada.
Nada de ansiedade, I Pe 5-7 — Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. – Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; – Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

4.1 Aquieta-se, ó alma! Calma.
4.2 Davi sossegou como uma criança se aquieta nos braços da sua mãe.
4.3 Nossa Tendência é a inquietação, Tensão, nervosismo, e ansiedade (chegamos a ficar até neuróticos).
4.4 Jesus é Paz, Bonança e Esperança Mc 4.39(Marcos 4:39)-        E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.; 5.36; (Marcos 5:36)-   E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.  Jo 14.27. (João 14:27)- Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

O Garoto
“ Em alto mar, numa hora de pânico, um Garoto Tranqüilo no seu camarote, dizia: Eu sei que Tudo sairá, bem, quem está no comando deste navio é meu pai.”

5 – A Crise vai passar. (mariscos)
5.1 As tormentas, ciclones, furacões são rápida duram poucos minutos;
+ ou – 10’.
5.2 o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manha… (Salmos 30:5) – Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

6 – Deus é Senhor das Crises e Circunstancias.
6.1 não vem nenhuma crise que você não possa suportar.
6.2 Conte com assistência e ajuda de Deus.
6.3 Ele Tudo vê. Tudo conhece.
6.4 Supere a Crise. Vença.
6.5 Difícil não é administrar as coisas quando Tudo esta bem. Mas, a crise.

7 – Esperem em Deus (nada de Desespero)
7.1 A esperança em Deus é a nota mais alta que o salmista encontra para
      encerrar este belo salmo;
7.2 A esperança é o animo e a ancora do crente, Sl 12.1(Salmos 12:1) –  SALVA-NOS, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.; Hb 6.18-19. (Hebreus 6:18-19)-   Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; – A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu,

7.3Muitos perderam a esperança e esperam no pior.
7.4 Mas, o crente ter colocado em Deus a sua esperança. II Tm 1.12. (II Timóteo 1:12) – Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.
Conclusão:
Nos momentos e Tempos de Crise, Conflitos, Tensões, desespero, preocupações e ansiedades. O texto nos convida a confiar inteiramente em Deus.
tag:  O QUE FAZER DIANTE DA CRISE ?
Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Compartilhar é se importar!

One comment

  • Anonymous

    Estou enfrentando uma crise a 6 anos e estou praticamente sem forças, mas esse texto me ajudou a continuar lutando e tendo esperança de que tudo vai ser resolvido
    OBG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *