O PODER PENTECOSTAL

O PODER PENTECOSTAL

(Atos 1:8) – Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

I – O Caráter do poder
1. Poder para testemunhar
2. Poder para serviço
II – A fonte do poder
1. O Espírito Santo. Atos 1:8
2. O próprio Espírito de Deus testifica da Palavra
III – A condição humana do poder
1. Os discípulos estavam completamente entregues a Cristo.
2. Os discípulos eram obedientes. Atos 1:4; 2:1
 (Atos 1:4) – E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
(Atos 2:1) – E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
3. Reconheciam sua necessidade. Atos 1:14
 (Atos 1:14) – Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
4. Havia um desejo intenso. Atos 1:14; 2:1a ) Por dez dias focalizaram seu pensamento e oração sobre necessidade.
5. Oraram fervorosamente. Atos 1:14; Lucas 11:13a ) Oraram e esperaram. I João 5:14-15
(Lucas 11:13) – Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
(I João 5:14) – E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 – E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.
IV – A Manifestação
1. Falaram no poder do Espírito. Atos 2:4a ) Abandoram sua própria força e sabedoria e depender de Deus
(Atos 2:4)- E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
2. Testificaram das operações maravilhosas de Deus ) Nada do que era próprio: o “EU” foi esquecido
3. Pregaram a Cristo. Atos 2:22-35
(Atos 2: 22)  Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
23   A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;24   Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;25   Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, Porque está à minha direita, para que eu não seja comovido;26   Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança;27   Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;28   fizeste-me conhecer os caminhos da vida; encher-me-ás de alegria na tua presença.
29   Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.30   Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono,31   Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.32   Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.33   De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.34   Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,35   Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
V – O Resultado
1. A multidão pasmada, maravilhada, perplexa. Atos 2:6-7,12
(Atos 2:6) – E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7 – E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
2. Alguns zombaram. Atos 2:13
(Atos 2:13) – E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
3. Muitos foram compungidos. Atos 2:37
(Atos 2:37) – E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
a ) Verdadeira convicção é necessária hoje
b ) Genuína conversão.
(Atos 2:41) – De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, 42 – E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Conclusão : Podemos Ter o mesmo poder e os mesmos resultados se seguirmos as mesmas condições. Hebreus 13:8; Atos 2:9
(Hebreus 13:8)- Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
(Atos 2:9)- Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Compartilhar é se importar!

One comment

  • Anonymous

    ESTOU MARAVILHADA COM ESTE TEXTO ,RECENTEMENTE
    FUI AGRACIADA COM O BATISMO NO ESPIRITO SANTO
    SOU UMA TESTEMUNHA DESTE SECULO DE QUE DEUS CONTINUA OPERANDO COMO NA IGREJA DE ATOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *