EBI: O Bom Samaritano

    O BOM SAMARITANO:

    Texto: Lucas 10:25-37

    Objetivo: Mostrar o amor para com o próximo

    Notas explicativas:
  • intérpreteda lei: quem ensinavam a lei (bíblia) para o o povo
  • levitas: descendentes de levi
  • samaritanos: povo de samaria, não se davam com os judeus
  • sacerdote: fazia os sacríficios a Deus, autoridade na Igreja, não abririam mão de sua purez, tocando em alguém enfermo.

    Introdução:
    Quebra-gelo:
     
    Perguntar para as crianças quem gosta de ganhar presente; depois perguntar quem gosta de dar presente e pra quem gosta de dar presente.
    Mostrar as crianças uma caixa de chocolate, e pedir pra que elas escolham o chocolate preferido e não comam. Após todas escolherem, pedir para que elas entreguem este chocolate para alguma criança e dizer uma qualidade dessa criança (de preferência alguma que eles não tem muito contato)

    História: 
          Certo homem, intérprete da Lei, se aproximou de Jesus e,

    querendo ter alguma acusação contra Jesus, perguntou: o que devo fazer pra ter a vida eterna? Jesus então responde: O que está escrito na Lei? Como você interpreta? E o homem corretamente responde: “Amarás o Senhor, seu Deus, de Todo o coração, de toda alma, de toda a força e de todo o entendimento, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Jesus para ele fazer isto que terá a vida eterna. O intérprete então pergunta: quem é o meu próximo?

          Jesus então conta que certo homem estava descendo de Jerusalém para Jericó, em um caminho que era escuro e perigoso, e foi assaltado por bandidos que após roubarem tudo que ele tinha o machucaram. Então passou pelo homem um sacerdote, que vendo ele mahucado, nada fez, e seguiu o caminho, então passou um levita que também fingiu que não viu o homem machucado e seguiu seu caminho. Então passou um samaritano, que ao ve ro homem machucado, parou, tratou os ferimentos dele, colocou sobre o seu próprio animal e o levou para uma hospedaria, lá, pediu ao hospedeiro que cuidasse dele, deu a ele dinheiro e recomendou que se gastasse mais para cuidar do homem, ao retornar de viagem ele pagaria o restante. 
           Jesus então, perguntou ao intérprete da lei qual dos 3 foram o próximo do homem que foi assaltado e ferido. O intérprete então respondeu que o próximo foi aquele que teve amor para com o homem. Então Jesus falou: vá e faça isso.

          *Lembrar as crianças que o samaritano não conhecia o homem que foi assaltado 

    Perguntas para discussão:
  • Quem eram os personagens?
  • O que o intérprete da Lei queria saber/ perguntou a Jesus?
  • O que é preciso para ter a vida eterna?
  • Quem é o meu próximo?
    Perguntas para reflexão pessoal:
  • Quem é difícil eu amar?
  • Como eu posso demostrar amor para quem está perto de mim?(pais, professores, colegas, irmãos)
  • Quem é difícil eu amar?
  • Como posso demonstrar amor por essas pessoas?
  • Que atitudes minhas eu preciso mudar?

Compartilhar é se importar!

The following two tabs change content below.
Meu nome é Júlio Fonseca sou Pastor da Igreja de Deus no Brasil na pequena cidade de Anhanguera/Go. Usando a internet para levar a palavra de Deus a todos. Com paz, amor e respeito.

Outras postagens por Pastor Júlio Fonseca (Ver todas)

  

Postagens Relacionadas