DESCER, ENCHER E SUBIR

DESCER, ENCHER E SUBIR…
GÊNESIS 24:1-16
1 E ERA Abraão já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo.
2 E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa,
3 Para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.
4 Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.
5 E disse-lhe o servo: Se porventura não quiser seguir-me a mulher a esta terra, farei, pois, tornar o teu filho à terra donde saíste?
6 E Abraão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho.
7 O SENHOR Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.
8 Se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento; somente não faças lá tornar a meu filho.
9 Então pôs o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio.
10 E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que todos os bens de seu senhor estavam em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia, para a cidade de Naor.
11 E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde, ao tempo que as moças saíam a tirar água.
12 E disse: Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão!
13 Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água;
14 Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.
15 E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro.
16 E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu.
(Gênesis 24:53) – E tirou o servo jóias de prata e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e à sua mãe.
Em Jr: 18.1-4 – Deus diz a Jeremias: Dispõe-te e desce a casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras;
João 7. 37-41 – Jesus afirma que é a fonte das águas vivas;
João 4. 1-23 – Jesus oferece a fonte das águas vivas para a Samaritana.
João 4:14 – Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Vimos que Rebeca desceu a fonte para tirar água, a água serve para saciar a nossa sede, um corpo que fica sem água por muito tempo, ele fica desidratado, assim nós nunca deixemos de descer à fonte, para aprendermos mais com o nosso Senhor dia após dia. Devemos estar sempre com o nosso cântaro cheio, lembrai-vos do que disse Jesus na parábola das 10 virgens: “Que 5 dentre elas eram prudentes, pois traziam azeite em suas lâmpadas e 5 eram néscias, pois não traziam azeite em suas lâmpadas”. É hora de a igreja despertar do sono e acordar. Desça a fonte, encha o seu cântaro! Não se envolva com dissensões que mancha as vestes da noiva, pois toda noiva que está esperando o seu esposo, tem suas vestes limpas, estão prontas para o dia das bodas de casamento.
Quando o servo de Abraão viu Rebeca, ele viu uma noiva ideal para Isaque, pois a Bíblia dá testemunho de suas virtudes. Abraão não queria que seu filho casasse com uma mulher qualquer e sim com uma mulher que estava preparada por Deus, do meio do seu povo.
Depois que Rebeca desceu a fonte, a Bíblia afirma que ela subiu!
CONCLUSÃO
Não podemos dissociar a vida espiritual da vida secular. Todo dia é dia de buscar o Senhor e a Sua glória. Invoque a presença e a direção do Senhor em todas as suas iniciativas e decisões.
A cada dia, separe um tempo para oração, para estar em comunhão com o Senhor, e a glória do Senhor resplandecerá sobre a sua vida. “Enchei-vos do Espírito…” (Efésios 5:18). Não permita que a chama do Espírito se apague em seu coração. “Não entristeçais o Espírito, no qual fostes selados…” (Efésios 4:30). Fuja da mesmice, do continuismo, da rotina, da frieza espiritual. Clame, chore, quebrante-se aos pés do Senhor. Faça como Jacó: “Não te deixarei ir, se me não abençoares…” (Gênesis 32:26).
Quem busca recebe, e vive a plenitude da bênção prometida pelo Senhor Jesus Cristo: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância…” (João 10:10); tem em Deus descanso, habita em lugar seguro junto ao Senhor, e vive em constante vitória. O seu cálice transborda, abençoando também as vidas ao redor…
Seja este o alvo número um da sua vida! Busque sempre a presença e a glória de Deus.

TAG: DESCER, ENCHER E SUBIR

Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *