• Página inicial
  • /
  • Diversos
  • /
  • Como o trabalho de reconstrução poderia ter sido interrompido por ação de estrangeiros, se Ageu 1:2 põe a culpa na indiferença dos líderes?

Como o trabalho de reconstrução poderia ter sido interrompido por ação de estrangeiros, se Ageu 1:2 põe a culpa na indiferença dos líderes?

www.oucaapalavradosenhor.com
(Imagem Ilustrativa)

“Então, depois que a cópia da carta do rei Artaxerxes foi lida perante Reum, e Sinsai, o escrivão, e seus companheiros, apressadamente foram eles a Jerusalém, aos judeus, e os impediram à força e com violência.”
(Esdras 4:23)


Esdras 4:7-23 registra que, depois de um grande começo no lançamento dos alicerces do templo, inimigos estrangeiros apareceram e forçaram o povo a interromper o projeto de reconstrução. Entretanto, Ageu 1:2 dá a entender que as pessoas estavam indiferentes diante do projeto de reconstrução. Qual foi o real motivo do atraso na reconstrução do templo?

As duas afirmações são verdadeiras. Embora a força militar do inimigo tenha feito com que a reconstrução parasse, foi a indiferença do povo que fez com que o projeto não fosse reiniciado. Durante o reinado de Ciro, o Grande, o clima era hostil para com o povo, e o projeto de reconstrução enfrentou forte oposição. Quando Dario I tomou o poder na Pérsia, cerca de 522 a.C., a oportunidade para reiniciar o projeto de construção ficou bem mais favorável. Entretanto, os líderes do povo tinham se envolvido de tal forma com seus afazeres pessoais, que não se dispunham a retomar aquele enorme projeto.

Fonte: GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *