COMO ENFRENTAR E VENCER DESAFIOS

COMO ENFRENTAR E VENCER DESAFIOS
I SAMUEL 17
4 Então saiu do arraial dos filisteus um campeão, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo. 5 Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça escameada, cujo peso era de cinco mil siclos de bronze. 6 Também trazia grevas de bronze nas pernas, e um dardo de bronze entre os ombros. 7 A haste da sua lança era como o órgão de um tear, e a ponta da sua lança pesava seiscentos siclos de ferro; adiante dele ia o seu escudeiro. 8 Ele, pois, de pé, clamava às fileiras de Israel e dizia-lhes: Por que saístes a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu, e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. 9 Se ele puder pelejar comigo e matar-me, seremos vossos servos; porem, se eu prevalecer contra ele e o matar, então sereis nossos servos, e nos servireis. 10 Disse mais o filisteu: Desafio hoje as fileiras de Israel; dai-me um homem, para que nós dois pelejemos.
Introdução: Desafios nos são propostos todos os dias, como poderemos enfrenta-los e vence-los?
HISTÓRICO DO TEXTO
Golias: 2.70m Altura54Kg – Couraça6,8kb – Ponta da LançaComo Davi enfrentou e venceu este desafio, assim poderemos enfrentar e vencer os desafios que nos são propostos. Como?
Estamos todos de passagem por essa vida, e dela só levaremos nossas experiências, o que você pode dizer quando se apresentar diante de Deus.
I. DESAFIOS SE ENFRENTAM E SE VENCE COM: CORAGEM
I Samuel 17:26 Então falou Davi aos homens que se achavam perto dele, dizendo: Que se fará ao homem que matar a esse filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? pois quem é esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
A força de Davi vinha de Deus. (I Samuel 17:37) – Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.
II. DESAFIOS SE ENFRENTAM E SE VENCE COM: DECISÃO
I Samuel 17:32 E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
Davi poderia perder a batalha ele poderia morrer mais nada foi impedimento para ele enfrentar seu problema.
III. DESAFIOS SE ENFRENTAM E SE VENCE COM: UNÇÃO REAL
a. Deus Escolheu Davi como novo Rei sobre Israel.b. Samuel a mando de Deus ungiu a Davi – 16.12-13
12 Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. 13 Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o
Deus escolheu você. (João 15:16) – Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
IV. DESAFIOS SE ENFRENTAM E SE VENCE COM: ARMAS PESSOAIS
a. Não posso andar com isso (armadura de Saul):
I Samuel 17:38 E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça.39 Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si.
O que é melhor para o outro pode não ser o melhor para você.
b. Mesmo parecendo frágil a arma pessoal produzirá melhor resultado:
I Samuel 17:40 Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.
Do limão faça uma limonada. Use as armas que estão nas suas mãos.
V. DESAFIOS SE ENFRENTAM E SE VENCE COM: FÉ SOBRENATURAL
45 Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 46 Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel; 47 e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos.
Davi Sabia de quem era a Guerra.
VI. TODO DESAFIO NOS LEVA A RECONPENSAS.
(I Samuel 17:25) – E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.
Temos que estabelecer em nossas vida objetivos e metas, pois elas nos conduzem a felicidade.
VII – COM DEUS A NOSSO FAVOR A SEMPRE VITÓRIA
49 E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra.50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra; feriu-o e o matou; e não havia espada na mão de Davi.51 Correu, pois, Davi, pôs-se em pé sobre o filisteu e, tomando a espada dele e tirando-a da bainha, o matou, decepando-lhe com ela a cabeça. Vendo então os filisteus que o seu campeão estava morto, fugiram.
CONCLUSÃO: Para chegar as recompensas é necessário vencer os problemas, não existe outro lugar que te dará mais vitória do que nos caminhos do senhor.
“Porque Jesus é Deus e pastor para todos os homens.”
Pastor Julio Fonseca
Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Compartilhar é se importar!

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *