BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
1-      QUANDO OCORREU PELA 1ª VEZ A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ?
Atos 2:1-4 – E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2   E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3   E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4   E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
2-      POR QUE ISSO OCORREU?
Atos 2:6-8  6 E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7   E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? 8   Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
3-      O QUE IMAGINARAM ESTAR ACONTECENDO ?
Atos 2:12-13  12   E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? 13   E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
 
4-      O QUE É NECESSÁRIO PARA RECEBER ESTE DOM ?
Atos 2:38-39 38   E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; 39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
5-      QUEM NOS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO?
Mateus 3:11 –  E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
6-      QUEM PODE SER BATIZADO ?
Atos 2:41   De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
7-      O QUE ACONTECIA APÓS O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO ?
Atos 2:43-47  43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44   E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45   E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. 46   E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47   Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
 
8-      QUE ESPÍRITO É ESSE QUE LEVA AS PESSOAS A FALAREM EM OUTRAS LÍNGUAS ?
I corintios 12: 4-6  4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5   E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6   E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.


 

9-      PARA QUE RECEBEMOS ESTES DOM DE DEUS?
I corintios 12: 7   Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
I corintios 14: 22-24  22 De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. 23   Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? 24   Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
10-  QUAIS SÃO OS DONS DO ESPÍRITO SANTO ?
I corintios 12:8-11 8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9   E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10   E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 11   Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
11-  POR QUE AS PESSOAS RECEBEM DONS DIFERENTES DENTRO DA IGREJA ?
I corintios 12: 13-20  13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. 14   Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 15   Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? 16   E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? 17   Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18   Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 19   E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20   Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
12-  QUAL DOM DEVO BUSCAR E COMO RECEBER ?
I corintios 12: 30-31  30 Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos? 31   Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
13-  QUAL O DOM MAIS ÚTIL ?
I corintios 14:1-5  1 SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 2   Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. 3   Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. 4   O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.5   E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
14-  POR QUE DEVO BUSCAR OS DONS ESPIRITUAIS ?
I corintios 14:12-13  12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. 13   Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
15-  PODE ALGUÉM SER BATIZADO SEM QUERER SER ?
I corintios 14:32-33 32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. 33   Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
16-  QUAL A MELHOR MANEIRA DE USAR OS DONS DE DEUS ?
I corintios 14:39-40  39   Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.
40   Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
2Pedro 1:21 –  Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Deuteronômio 18:20 –  Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.
Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *