A Postura de um Jovem Líder que conquista

                                          A Postura de um Jovem Líder que conquista
          “E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. ão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. ”   Josué 1:1-9
                                                                     
    Introdução:Um certo tempo o povo rompeu a aliança com Deus, e se afastou, quando se rompe uma aliança com Deus  Ele deixa de atuar , e quem vem é o inimigo e o povo essa ocasião ficou preso por Faraó no Egito , trabalhando como escravo , após 400 anos o povo se arrepende , Deus ouve , e faz uma aliança com o povo . A aliança era leva los á uma terra , onde eles seriam uma nação forte . Então nasce  Moises , tira o povo do Egito , só que do Egito até a Terra existe um deserto ( e deserto para nós é um tempo de preparação ) Só que o povo não consegue entender isso , e no meio da caminha ,murmura , desiste , desanima , se rebela , enfim , até o próprio Moises faz algo que custou a ida dele para essa terra , um dia Moises morreu , e Deus escolheu Josué para levar o povo até a tão sonhada terra .

   
     1 Parte : Quem era Josué ? Josué era um Jovem, um jovem que temia ao Senhor, que caminhava com Moises; Dizem que jovem é inconstante, desinteressado, preguiçoso, mal educado, etc.. Não concordo!   Porque nem todo jovem é assim , existem aqueles que fazem a diferença , na Bíblia mesmo Deus levantou muitos Jovens , como  José , Gideão , Sansão , Davi , Ester , Daniel , e o próprio Jesus era um Jovem de 30 anos quando começou o seu ministério , e hoje se você for ver os mais bem sucedidos no mercado de trabalho são jovens , os melhores jogadores , cantores , são jovens , porque no jovem há vigor , força , inteligência , tempo é o que o jovem mais tem é tempo ! 
    Mais porque Josué e não outro? Porque te todos jovens daquela geração ele foi o único que caminhou com o Senhor, mesmo nas suas inconstâncias, mesmo nos seus erros, mesmo nas suas falhas ele decidiu amar e viver para o Senhor , Josué levava á serio as coisas de Deus , tinha zelo , não brincava no culto ,não se distraia e estava sempre pronto a fazer o que Moises pedia ( estar com seu líder é fundamental ) , Enquanto os outros estavam lá brincando , preocupados  namorandinhas , distraídos com coisas dessa vida passageira , Josué estava preocupado com a santidade e o que isso levou ela a ser ? Nada de mais somente o líder (presidente) de uma nação de dois milhões de pessoas, o que ele não teve na juventude ele teve a velhice dele, status, se casou, teve casa, carros, tudo o que um presidente pode ter . Isso porque na juventude dele ele pagou um preso e sabe que preço foi esse? Renuncia!
2.Parte : Mais quero falar do Jovem líder : O jovem Josué , para ter sido escolhido por Deus ele passou pelo deserto
      a) O que é deserto: lembra que deserto é um tempo de lutas e dificuldade, renuncias, etc.
      b) Disposição: Deus só usa quem está disposto a trabalhar, e Josué sempre esta disposto! (Samuel eu tenho que fazer tudo aquilo que tem na igreja? Não você deve fazer tudo aquilo que tem a ver com seu chamado e principalmente almas, tudo o que estiver envolvido para ganhar almas, seja uma participação ou uma oferta, diretamente ou indiretamente, priorize ganhar almas, seja um líder de células, um discipulador.
      Saia da mediocridade! Mediocridade é sempre a mesma coisa, é o vai você primeiro, deixa para depois, é o eu não tenho tempo, estou cansado, não estou preparado, estou passando por lutas e provas. Não estou falando que você deve fazer tudo na igreja, estou falando que você deve fazer o que é seu chamado! Esses dias encontrei com meu primo era uma segunda de manha , no domingo teve uma festa de aniversário e a família estava toda reunida e eu não fui , foi todo mundo de casa menos eu , minha irmã disse que eles estava falando que eu estou muito anti social , então eu disse para esse meu primo , se eu não me envolver com a obra eu morro ! Se envolver É um questão de vida ou morte , mesmo fraco , mesmo desanimado , mesmo nas lutas , mesmo ferido ou em pecado , eu não posso parar ,parar é morrer . 1 Cor.
c)Mente positiva, é esse o ponto mais importante, que quero falar com você.
    O que é ter uma mente positiva? É ser determinado, é ter a certeza daquilo que Deus prometeu em nossa vida, é ter nos pensamentos a palavra de Deus, é ter alegria e paz!
       Porque é tão importante ter uma mente positiva  ? Primeiro nossas emoções está ligado ao que pensamos e são as emoções e os pensamentos que controlam um ser Humano por isso a ciência nos chama de ser racional. Nossa mente trabalha em três  tempos, o passado , presente e o futuro. O passado são as lembranças e o presente é a atenção o futuro são as coisas que desejamos, “sonhamos”.
        a)Pessoas que vivem no passado nunca mudam de vida são inconstantes, medrosas, sentimentais, são inseguras , impacientes , chatas e muitas vezes burras e velha .
Cuidado: para não se confundir lembrança com prisão  : Lembranças são naturais e normais e servem de lição , prisão é estar impedido de fazer algo porque lá no passado você passou por isso ou aquilo como : não vou mais namorar porque um menino me traiu então todos os outros vão me trair também !
          b)Pessoas que vivem no presente: são pessoas concentradas e equilibradas, são zelosos e atenciosos:
Cuidado:  Mais o grande perigo que quem vive no presente  é que não tem muita fé , pode desanimar e frustrar com o que vê , nem sempre a ótica e estética de Deus é a dos  homens .
       c)Quem vive no futuro: Mente que visualiza o futuro a pessoa vive animada, esperançosa, é alegre, confiante. O único cuidado é para não se tornar igual ao Bob. Quem é Bob sabe aquele desenho o fantástico mundo de Bob? Um garotinho que imagina tudo que os adultos falava, por exemplo, alguém disse a expressão colocar o pé na jaca então ele imaginava essa cena de forma bisara e divertida. Tem muitos crentes hoje assim olham para seu futuro e ficam imaginados os que não para eles, caminham para um propósito errado, por isso eu não prefiro dizer tenho um sonho, eu prefiro ter propósito.Diferença: Propósito é a realidade, sonho é uma possibilidade! Quando eu estava no encontro Jump 2013 o Espírito Santo me disse isso, me disse que eu vivia sendo quem eu não era para ser , queria o que não era para mim , e naquela época eu estava colhendo tudo o que plantei , mais como ele é fiel e nos orienta e da tempo para a arrumar a casa , não é verdade .
    Outra coisa a bíblia em Hb 11.1 diz que o justo viverá pela fé e vê é isso, é você ver o futuro, é caminha em direção ao futuro, é se vê hoje naquilo que você deseja para sua vida!
  3. Parte: estou falando de liderança, não estou falando de carro novo, casa, viagem, casamento, não! Estou falando de ganhar almas, um líder tem que ser apaixonado, desesperado por almas, ganhar almas é estar perto de Deus, ganhar almas  é fazer a vontade de Deus , ganhar almas é buscar a Deus . Josué não foi apenas o que levou para a terra prometida, ele ganhou aquelas almas para Deus e hoje levar para terra hoje é ganhar. Você pode, você homem, mulher, jovem, você tem essa força, você tem em Deus a capacidade de conquista.     
        1 Jo 2-14 –  Somos forte , isso é um fato ! 
        Talvez você possa dizer que não, talvez você pode neste momento olhar e ver a diversidade, talvez disseram para você que você não era capaz, talvez impediram você de tentar, calaram seu boca com criticas e zombaria, talvez as lutas e as series de derrotas te fizeram sentir fraco, talvez as decisões que você tomou lá trás hoje te faz sentir um derrotado, talvez você olha e se vê sem nenhuma conquista, talvez você faz tudo certo e nada acontece enquanto os que fazerem tudo errado dá certo e fica por isso mesmo. E tudo isso tem feito você se sentir fraco, mais fraco você não é!! Isso é um fato!! Fraco você não é!
 O que nos impede ser praticar nossa força?
   a)Ansiedade: 1 Pedro 5.7 – lança fora a ansiedade :  A ansiedade tira o foco e nos faz ser inconstante .
       Tudo o que for precipitado não é de Deus, com Deus tudo é uma questão de tempo (você líder não pressione os jovens)
   b) Insegurança: esta relacionada á medo, á magoa, a frustração, á perdas (tem gente que tem medo de perder, de levar um não, etc.) Duvida (devemos ser determinado, entrar na parada e dizer sim, ou, não, tem muita gente em duvida na igreja, será que isso é de Deus ou será da minha carne ? Será que isso pode ou não pode ? Nós como Cristão e amigo do Espírito Santo então devemos andar com a resposta , e a resposta esta na palavra , está tudo nela o que podemos e não podemos , crente que não lê a bíblia é um incrédulo ) .
Na nossa mente temos Nós temos o sim e o Não, então coloque o sim de Deus na sua cabeça, determine isso na sua vida!
  c) Incredulidade: está relacionado á falta de conhecimento e falta e experiências com Deus. Um incrédulo ele não crer e ser incrédulo não é somente não crer em Deus, há muitos crentes incrédulos, ou seja, quando duvida das promessas de Deus quem duvida da palavra de Deus, duvida da existência do próprio Deus . Um exemplo aqueles 10 homens que foram com Josué e Caleb , ele duvidaram e ficaram de fora da terra , da benção
    d) Idolatria: idolatrar não é somente os santos e deuses ,  são  outras coisas  como : um namoro, cargo, carro, casa, roupas, cantor, banda, etc,  o  ídolo é tudo aquilo que tira a adoração á Deus. Se você construir um ídolo você mesmo deve quebrar!
      f) Falta de santidade: resta relacionada ao entretenimento e a falta de temos com as coisas de Deus, um homem sem santidade não verá a Deus  . A Bíblia diz que o Espírito Santo habita em nós e sem santidade Ele não habitará, não ouçam quem não tem a vida em santidade, porque está nela o capeta . Quem não tem santidade não tem Deus.
  Santidade é quando você diz sim para Deus, é quando você tem temos pelas suas coisas é quando a gente zela pela obra , é quando a gente se afasta de pornografia , mentira , vícios , e todo lixo do diabo , é quando eu saio com os amigos mais não me misturo , santidade é quando eu vejo algo errado na tv eu tiro , é quando eu escolho os canais e site que vou ver ou fazer , santidade é  um comportamento de princípios Cristãos e não somente o ético ( ético ,porque todo mundo pode ser bonzinho , mais santo somente aqueles que fogem do pecado  !)
  Santo é aquele que foge do pecado!!!! Por isso na visão temos muitos trabalhos, encontros, congressos, células e cultos, porque há uma luta muito grande contra a carne , é uma guerra fria e sangrenta no mundo espiritual e a única aneira de você se fortalecer e santificar é participar , e essa é uma decisão sua !! Não posso decidir por você é como se você estivesse doente, posso até te dar remédios, mais a decisão de tomar  ou não é sua de ir ao medico é sua eu só posso ir com você agora entrar no consultório e com você .
Lembre –se  no meio de uma multidão  Deus levantou um  jovem, Deus não precisa de multidão Deus precisa de um jovem ( líder ) que ame almas . E esse líder vai passar pelo deserto , estar disposto e ter a mente positiva , tendo essa mente positiva ele  não será ansioso , inseguro , idolatro e pecador ( sem santidade ) ele será um jovem 
 
       NEARIN: jovens formosos, animados, etc. são também arvore inabalável dá fruto, quando mais maduro mais doce é seu fruto.  Nearin não é ser um zombador!  Ex. Elizeu era careca, e, umas crianças ficaram zombando dele e veio um urso e os devorou, não seja um zombador.
   
Eu sou forte  !  1 João 1 2.14
  
       Assim como Josué o líder irá passar por momentos difíceis.Mas há uma diferencia em nossas vidas e a de Josué e Caleb e essa diferença é Jesus e o Espírito Santo: Jesus que renunciou o trono de glória se fez homem e sofreu por nós e na cruz, com dores e não desistiu, não parou pelo caminho, venceu a morte e ressuscitou , Ele sabe que não é fácil , por isso veio o Espírito Santo que é a promessa de Cristo , O Espírito Santo é nosso amigo e consolador , Ele chora e ora pela gente , Ele quer ser nosso melhor amigo e habitar em nós . Se hoje temos o Exemplo de Cristo e a Habitação do Espiro Santo em nós, porque  ainda não se mexemos , saímos do comodismo , pegue suas coisas e vamos conquistar o que é nosso , o que Deus nos deu , demônio nenhum , gigante nenhum vai  tirar de nós . Essa terra (promessa) é sua!
Importante:
Se você ainda não aceitou Jesus na sua vida , aceite pois Ele sempre terá uma palavra para  você !
 Você que é já Cristão fica sussa ai irmão confia em Jesus e vai dar tudo certo!
APOIO :
Ministério Palavra Viva 
                                                                    Edição: Samuel Monteiro  
                                

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *