A parabola dos dois caminhos

 O nascimento natural é a porta larga que dá acesso ao caminho largo
de perdição, e o novo nascimento a porta de entrada que dá acesso ao
caminho estreito que conduz a salvação. É através do nascimento que o
homem entra pelas portas, tanto para a porta larga, quanto para a porta
estreita.

 

“Entrai pela
porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à
perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a
porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a
encontrem”
( Mt 7:13 -14).
 Jesus apresentou aos
ouvintes do Sermão do Monte uma necessidade: a necessidade de entrarem
pela “porta estreita”. Em seguida Ele apresentou o motivo pelo qual é
necessário entrar pela porta estreita: “Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição…” ( Mt 7:14 ).Diante
da necessidade que Jesus apresentou, surgem as perguntas: O que é a
porta estreita? Como entrar por ela? Por que entrar pela porta estreita é
a única saída para o homem livrar-se da perdição?O ‘Sermão do
Monte’ não pode ser visto como um aglomerado de idéias desconexas, ou um
apanhado geral de conduta e normas sociais. A proposta do Sermão do
Monte trata de questões eternas. Através das ‘Bem-aventuranças’
anunciadas Jesus conquistou a atenção dos seus ouvintes ( Mt 5:1 -12),
e, em seguida, ele apresentou a nova condição dos seus discípulos: “Bem-aventurados” ( Mt 5:13 -16).

A
multidão que reuniu-se para ouvir a mensagem de Cristo não sabia qual a
missão de Jesus, e Ele aproveita para destacar alguns aspectos
importantes da sua missão:

a) Jesus não veio destruir e nem descumprir a lei e os profetas (v. 17);
b)
Jesus demonstrou aos seus ouvintes que é impossível entrar no reino dos
céus seguindo a doutrina dos escribas e fariseus, uma vez que, eles não
haviam alçando a justiça de Deus (v. 20);
c) Jesus apresentou
exemplos práticos de como é impossível entrar no reino dos céus através
do cumprimento da lei, ao apresentar aos seus ouvintes o inatingível
espírito da lei “Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério…” ( Mt 5:21 à Mt 7:11 );
d) Jesus demonstrou que a lei e os profetas resume-se em um mandamento: ‘amar o próximo como a si mesmo’ ( Mt 7:12 ).

Após demonstrar a impossibilidade dos homens
entrarem no reino dos céus através da doutrina dos escribas e fariseus (
Mt 5:20 ) Jesus, apresenta a parábola dos ‘Dois Caminhos’ para ilustrar
o único meio de salvação ( Mt 7:13 ).Somente após entrar pela ‘Porta Estreita’ o homem alcança a ‘justiça superior’ à justiça dos escribas e fariseus.A
mensagem que o Senhor Jesus trouxe no Sermão do Monte é una, concisa e
precisa no que propõe. Na essência, a idéia apresentada no Sermão do
Monte é a mesma apresentada no diálogo entre Jesus e Nicodemos. O que
difere é a abordagem: no ‘Sermão do Monte’ o público alvo era misto e
composto principalmente por leigos, já o ensinamento de Jesus a
Nicodemos, um mestre erudito, é a altura de um conhecedor da lei.

Tudo que foi demonstrado no Sermão do Monte, Jesus também revelou a Nicodemos:

a) Era impossível a Nicodemos entrar no reino dos céus,
embora representasse o melhor da religião, do conhecimento, do
comportamento e da moral humana;
b) Jesus demonstra que a doutrina que Nicodemos seguia não o conduziria à salvação, antes, era necessário nascer de novo;
c)
Da mesma forma que, para o mestre em Israel era necessário nascer de
novo, para o povo ‘leigo’ era necessário entrar pela porta estreita.

O novo nascimento equivale à figura da porta estreita. A equivalência entre porta estreita e novo nascimento decorre da necessidade, pois necessário é entrar pela porta estreita, o que só é possível através do novo nascimento.
Não há outro meio de acesso à porta estreita, a não ser através do novo
nascimento, que se dá por intermédio do evangelho ( Jo 3:16 ).Por que é necessário nascer de novo? Por que é necessário
entrar pela porta estreita? Porque somente após nascer de novo o homem
entra pela porta estreita, deixando de trilhar o caminho espaçoso que
todos se põem a trilhar quando nascem segundo Adão, e que conduz à
perdição ( Jo 3:16 ; Mt 7:13 ).Quando disse que era necessário
Nicodemos nascer de novo, Jesus estava demonstrando que era impossível
alcançar a vida eterna seguindo a doutrina dos fariseus. O maior
problema de Nicodemos não estava na prática da Lei, antes, ter entrado
por uma porta larga que dá acesso a um caminho que conduz à perdição.

Por
que era necessário Nicodemos nascer de novo, ou seja, entrar pela porta
estreita? Quando foi que ele entrou pela porta larga? Quem é a porta
larga?

Sabemos que Jesus é a ‘Porta Estreita’, e que Ele é o
‘Caminho Apertado’ que conduz o homem à salvação, porém, o que é a porta
larga? A resposta é deduzida do versículo seguinte: “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante”( 1Co 15:45 ).

Observando
o que Paulo escreveu aos Coríntios, percebe-se que Adão é a porta
larga, e Cristo, o último Adão, a “Porta Estreita”. O maior problema de
Nicodemos estava na porta que ele havia entrado quando veio ao mundo:
Adão.

Ou seja, o nascimento natural é a porta larga que dá acesso
ao caminho largo de perdição, e o novo nascimento a porta de entrada
que dá acesso ao caminho estreito que conduz a salvação. É através do
nascimento que o homem entra pelas portas, tanto para a porta larga,
quanto para a porta estreita.

O homem entra pela porta larga
através do nascimento natural por nascer de uma semente corruptível, a
semente de Adão. Somente é possível entrar pela porta estreita quando o
homem nasce da Palavra de Deus, a semente incorruptível.

Ou seja, tanto a porta larga quanto a porta
estreita são ‘acessadas’ por meio do nascimento. A porta larga é
acessada quando os homens vêem ao mundo, ao nascer da semente de Adão (a
semente corruptível). Da mesma forma, a porta estreita só é acessada
através do novo nascimento, quando o homem nasce da Palavra de Deus (a
semente incorruptível) ( 1Pe 1:23 ).

Nicodemos precisava nascer
de novo, uma vez que era nascido segundo Adão. Ele era filho da ira e da
desobediência, a desobediência de Adão. Por mais que ele procurasse
seguir os quesitos da lei, o seu caminho era de perdição, pois a porta
que Nicodemos havia entrado era larga e seguia para a perdição.

A humanidade sem Cristo entra pela porta larga,
pois são gerados segundo Adão, e seguem por um caminho largo de
perdição. São muitos os que seguem o caminho largo, visto que, poucos
são os que entram por Cristo.Nicodemos foi informado que, para
entrar pela porta estreita, que é Cristo, era necessário nascer
novamente. Era necessário crer em Cristo, o enviado de Deus, para que
ele pudesse nascer de novo.Por meio da fé na mensagem do
evangelho o homem nasce da semente incorruptível (que é a palavra de
Deus), e tem acesso ao caminho apertado. São ‘poucos’ os que encontram a
porta estreita, se comparado aos que entram pela porta larga.

Verifica-se
então que a parábola dos ‘Dois Caminhos’ refere-se à necessidade do
novo nascimento, pois se apegar a quesitos da lei não produz
salvação, como muitos à época de Cristo pensavam.

Se a lei fosse para a salvação, não seria preciso Moisés clamar ao povo, logo após a entrega da lei, a seguinte ordem: “Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz” ( Dt 10:16 ).

Observe que o cumprimento da lei real (amor) somente tem valor após a obediência ao mandamento divino, que é crer em Cristo: “Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo…”
( 1Jo 3:23 ), ou seja, amar o próximo, somente é válido diante de Deus
após o novo nascimento, ou seja ‘…segundo o mandamento que nos
ordenou’ (v. 23) “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis” ( Tg 2:8 ).

Quando
entendemos o que Jesus propôs na parábola dos ‘Dois Caminhos’
compreendemos que em momento algum os ensinamentos de Jesus e Paulo
destoam, visto que, ‘entrar pela porta estreita’ é o mesmo que ‘viver em
Espírito’, ou seja, ambos decorrem do ‘novo nascimento’. Andar no
caminho apertado que conduz à vida é o mesmo que ‘andar em Espírito’, ou
seja, andar como filhos da Luz ( Gl 5:25 e Ef 5:8 ).

Fonte: Estudos Bíblicos


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