Porque devemos jejuar?

Porque devemos jejuar?

Porque devemos jejuar?

Porque devemos jejuar?

O jejum é uma prática comum na vida cristã, mais muitas pessoas as praticam e não sabem o porquê de tal prática, apenas associam o jejum a uma busca espiritual da presença de Deus na sua vida, então escrevo este artigo buscando abrir mentes e corações sobre o assunto.

A ideia do jejum está de fato associada a uma elevação espiritual, isso porque temos uma parte carnal e outra espiritual e quando desejamos nos elevar espiritualmente devemos nos desprender da parte carnal e jejuar.

Gálatas 5:17

17 – Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

Quando deixamos a carne de lado podemos nos voltar ao espírito e toda sorte de benção, milagres, maravilhas. O sobrenatural se processa no espírito e não na carne. E o espírito fica cada vez mais forte para as batalhas espirituais e da glória de Deus. Jesus advertiu para a necessidade deste fortalecimento.

Mateus 17:21

21 – Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

Jejuar é enfraquecer a carne e fortalecer nosso espírito, mais como enfraquecer a carne, ou melhor, como jejuar? Tudo que você retirar de sua vida que corresponde a um desejo da carne pode vir a fortalecer o espírito. Porque eu disse pode vir a fortalecer? Porque somente enfraquecer a carne não é suficiente, é preciso transferir toda energia para o fortalecimento do espírito, e isso se dá através da oração. Por isso Jesus afirmou no versículo acima, “Jejum e oração”. Assim se transfere para o espírito as forças carnais.

Devo deixar de comer para fortalecer o espírito?

O Jejum não é apenas abstinência de alimentos mais também pode ser feito pela abstinência sexual, deixar de ver televisão, acessar a internet, passear, etc… Tudo que te dá prazer e que não se relaciona com o espírito então é prazer carnal.

Existe outro fator importantíssimo a se destacar, se você pratica o Jejum e a oração, ainda assim pode não ter um fortalecimento espiritual pleno caso estas práticas não for acompanhadas de uma santificação.

O que é a santificação? É a busca pela perfeição e pela santidade espiritual. Vou dar um exemplo para esclarecer. A pessoa está em jejum, porém se descontrola, fala mal de outra pessoa, briga, fala palavrão. Isso naturalmente o tira do foco espiritual e todo seu jejum fica comprometido, pois não se pode agradar a Deus e ao Espírito Santo se as nossas atitudes não condizem com uma vida em acordo com a palavra do Senhor e com a santidade.

I Pedro 1:16

16 – Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

Poderíamos ter um crescimento significativo da igreja e do poder de Deus em nossas vidas, se tais práticas fossem adotadas pelos cristão, buscando a força espiritual que está a disposição daqueles que buscam a Deus da forma correta e comprometida.

Mateus 22:29

29 – Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

Pastor Júlio Fonseca

Compartilhar é se importar!

One comment

  • Edmar

    Muito boa essa explicação sobre fortalecimento espiritual através do jejum. O SENHOR o abençoe mais e mais, Pr. Júlio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *