Como escolher uma igreja evangélica para congregar?

Pastores ricos povo pobreComo escolher uma igreja evangélica para congregar?

Há um crescimento significativo no número de fieis no meio evangélico, e esse aumento traz junto uma notoriedade nunca antes vista sobre os cristãos em nossos pais, “enquanto éramos uma maioria de católicos estava tudo na santa paz”. Mais com o despertar do protestantismo, surge uma gama enorme de problemas no meio evangélico.

Não é de hoje que temos que lidar com a acusação de que “pastor só está interessado no dinheiro dos fiéis”. “Esses crentes fazem lavagem cerebral no povo”. “A teologia da prosperidade é a nova onda de evangelismo”. Em 1º lugar eu devo dizer que não se deve julgar todo o povo evangélico por causa de Pastores televisivos. Em 2º Lugar dizer: Eles não representam a essência do Cristianismo. Em 3º Lugar, sou Pastor mais não comumgo a mesma sede por dinheiro, estatos e poder de tais Pastores. 4º Embora esse evangelismo esteja na mídia ela não é a única forma de evangelismo.
O Brasil é grande demais: O povo cristão convive com centenas de ministérios diferentes, que vão desde pequenas à grandes diferenças. Então não há como colocar todos num mesmo cesto e dizer eis aqui os evangélicos do Brasil. Independente de qual seja a congregação o fiel tem sempre ou quase sempre o mesmo foco. Servir a Deus, e Jesus Cristo é o caminho que conduz a Deus. Mais devido a tantas congregações existentes eu terei aqui a ousadia de abrir os olhos daqueles que desejam servir a Cristo e somente a ele. Então vamos ao Título da matéria. Como escolher uma igreja evangélica para congregar?

  1. Não basta dizer que é evangélica. Você precisa saber sobre o estatuto da igreja. Algumas igrejas não deveriam ser consideradas evangélicas, pois no seu estatuto, diz que há um dono da igreja, ou seja, todo patrimônio de uma igreja na verdade é incorporado ao seu proprietário, todas as suas ofertas e dízimos pertencem ao homem e não ao corpo de cristo. Se no estatuto rege a cláusula dizendo que no caso da dissolução da igreja, todos os bens passam a pertencer ao fulando de tal. Então saia desta igreja, pois igreja descente tem seu patrimônio doado em caso de dissolução.
  2. O foco da Igreja deve ser Deus, e Jesus é o caminho. Igreja que prega bênçãos pessoais mais do que a graça de Deus, não tem fieis mais contribuintes.Pastores ricos fiel pobre
  3. Igreja que fala mais do capeta do que de Deus, diz fazer milagres mais não dá a Deus à autoria do mesmo, mais usurpa a gloria de Deus dizendo, veja este homem tem poder. Isso é anátema, saia fora. Homem nenhum nasceu com poder ou privilégios especiais, mais Deus usa quem ele quer, quando ele quer, e da forma que ele escolher. Só ele é o autor do sobrenatural, e o vaso usado por ele deve fazer-se um servo e jamais cobrar qualquer coisa por uma graça.
  4. Pastores chorões que pedem dinheiro sem parar, pastores que fazem do púlpito um palco para suas apresentações mirabolantes, Pastores teatrais, Pastores que não tem uma vida em santidade, esse tipo de pessoas não podem representar a essência do evangelho de Cristo por isso sai fora desta igreja.
  5. Igrejas do Oba Oba, ou seja, são legalista demais ou rigorosas ao extremos, não representam a essência do Cristianismo. Veja estes dois versículos: (Mateus 5:28) –  Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. (as igrejas legalistas são liberais demais e Jesus corrige e disciplina). (João 8:36) –  Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. (as igrejas tidas como rigorosas ao extremo não dão liberdade de escolha para seus membros, Pastores se tornam ditadores, e Jesus nos libertou não para sermos escravos da religião, mais para segui-lo de coração).
  6. Não julgue a igreja pelo líder da igreja. A igreja é mais do que um homem, você pode até se assustar com o que vou dizer, mais há igrejas cujo líder maior do ministério prega a teologia da prosperidade, porém algumas das igrejas desse ministério simplesmente pregam o desprendimento material, ou seja, eles andam na contramão da liderança, mais as igrejas têm suas particularidades. Por isso mais uma vez digo: não dá para rotular a igreja antes de conhecer a fundo seu funcionamento. Então a questão não é simplesmente o ministério, mais escolher uma igreja em particular.
  7. O princípio da fé deve ser sempre utilizado para escolher uma igreja, para mim a melhor igreja é aquela que você se identifica em relação a usos e costumes, consegue se expressar em seu meio, e que acredita no Pastor que dirige o trabalho evangelístico. Então use sua fé e ore pedindo a Deus que te revele em qual igreja você deve membrar.
  8. Experimente antes de se envolver, ou seja, antes de congregar você deve visitar e participar dos cultos durante um período, depois você deve assumir sua posição de membro e realizar sua membresia, às vezes você muda de uma igreja para outra e pensa que todas as igrejas daquele ministério são iguais, mais no convívio você vê que tem igrejas de outros ministérios mais parecidas com sua igreja antiga do que a do seu próprio ministério lembre-se você serve a Deus e não a ministério.
  9. Para se tornar membro é necessário ser submisso a doutrina do ministério e da igreja, então procure saber se você consegue se adequar as normas preestabelecidas, lembre-se a rebeldia é pecado, então é você quem deve se moldar a igreja e não a igreja que deve se moldar a você.
  10. Dízimo é obrigação, oferta é voluntária que você dá quando puder, como quiser e se assim desejar, igreja que constrange membro a dar ofertas, ou contribuir além do dízimo é anátema , saia fora, essa igreja é na verdade um caça níquel de cristão.

Que Deus te abençoe e te dê discernimento para escolher.

Em Cristo.

Pastor Júlio Fonseca

Pastor Júlio Fonseca

IDAIgreja de Deus em Anhanguera

www.idagospel.com

Compartilhar é se importar!

27 comments

  • Juvenal Neto

    Dizimo: Existem 15 Versículos de 11 Capítulos e 8 Livros de Levi tico 27 a Lucas 11, que descreve o conteúdo do dizimo. Nesse conteúdo jamais incluía dinheiro, prata ou ouro, ou outra coisa , além de alimento: Veja Levi tico 27: 30;32 – Números 18: 27,28; Deuteronômio 12:17; 14: 22,23;26 – cronicas 31:15 – Neemias 10:37; 13:5 – Malaquias 3:10 – Mateus 23:23 e Lucas 11:42.

    Não se observa portanto em toda a BÍBLIA alguém entregando dinheiro, pois o dizimo era a Décima parte dos alimentos ( Agropecuário e Agrícola). e o dinheiro já existia e era corrente nos tempos Bíblicos ver Números 3:49; 51 e Verificar Deuteronômio 26:14.
    O DIZIMO FOI DADO POR DEUS AOS LEVITAS DA VELHA ALIANÇA. Números 18:21-23.
    MA IGREJA PRIMITIVA DE ATOS UM LEVITA CHAMADO JOSÉ DE SOBRENOME BARNABÉ DAVA OFERTAS EM VEZ DE RECEBER DIZIMO DOS APÓSTOLOS E MEMBROS DA IGREJA CRISTÃ. Atos 4:37 e vai por ai para encerrar:

    HEBREUS 7:12 – POIS QUANDO MUDA O SACERDÓCIO NECESSARIAMENTE HÁ MUDANÇA NA LEI.

    JESUS CRISTO É O NOSSO SUMO SACERDOTE E MAIS ELE É ORIUNDO OU SEJA É DESCENDENTE DA TRIBO DE JUDAS, UMA TRIBO A QUAL NÃO ESTAVA ENCARREGADA DE RECEBER DÍZIMOS.

    O VERDADEIRO CRISTÃO QUE AMA A OBRA DE DEUS DEVE CONTRIBUIR O SEU MELHOR PARA COM SUA OBRA.

  • airton

    pastor Julio o que vc acha dessas tres igrejas adventista do sétimo dia, comunidade igreja crista do brasil, comunidade crista paz e vida? pois eu estou sem igreja e quero escolher alguma!

  • airton

    pastor Julio o que vc acha da igreja adventista do sétimo dia, e da igreja crista do brasil?

  • Cidadão

    Como assim? Igreja não é a congregação? A igreja ideal não seria a mais próxima de sua casa?

  • Paulo Souza

    Boa noite a todos, vivo a mesma situação sou uma ovelha desgarrada, e estou afastado do caminho de Deus ha 18 anos. Terminei um casamento de 10 anos, pelo fato de não ter o discernimento correto na vida. Sempre fui na Congregação Cristã do Brasil. O que acham dessa igreja?? Agora quero voltar para os pés de Deus, mais acho a Doutrina da Congregação um pouco pesada. Mais lá qdo vou me sinto super bem, e lá ninguém prega sobre situação financeira

  • Juan Carlos

    Bom dia, Pastor!
    Tenho 34 anos, moro em bangu – Rj. Estava afastado por 20 anos de Jesus e me reconciliei em 20 de agosto de 2014! Vivi 20 anos no homossexualismo, me vestia de mulher etc… E hoje, to buscando mina libertação total, embora seja tão difícil… Me reconciliei com Jesus na Igreja Pentecostal Deus é Amor, por um momento de desespero espiritual, estava passando em frente à igreja, numa tarde, me deu vontade, entrei, assisti ao culto e voltei ali mesmo, fiquei lá de agosto até dezembro de 2014, mas confesso que não to me sentindo bem lá, uma igreja extremamente rígida, cheia de regras, onde percebi que há pouquíssimos jovens, a maioria são idosos e pessoas mais velhas.
    Uma das cenas que mais me chocou lá, foi quando fui saudar a uma obreira da casa com a paz do Senhor, fui inocentemente e com maior carinho de Deus ABRAÇÁ-LA lhe dar um sutil beijo no rosto e ela se afastou e me empurrou com os braços!!!! Como assiiiiiiiimm?????
    Fiquei pasmo com a repulsa dela em me abraçar, como se tivesse nojo ou como se fosse regra os irmãos não poderem se abraçar e se beijar na igreja!!!
    Fiquei com a cara no chão!!! Outra vez tentei novamente abraçar outra obreira e a mesma agiu da mesma forma, me segurou com força em meus braços e me empurrou contra ela pra não encostar, genteee!!!!
    To assustado com isso!!!! Comentando com minha mãe, que também é evangélica (de outra denominação) ela disse que eu to errado que lá isso é regra e que não posso abraçar e beijar ninguém na igreja Deus é Amor, pois isso é uma regra deles!! Isso é correto???
    daí, com isso me afastei de lá e fui visitar uma Assembléia de Deus, fiquei lá um Mês, todos me receberam bem, sem exceção, mas um dos pastores foi grosso e ignorante comigo num dia, apenas por eu não ter ido num culto, gritou comigo num tom ameaçador dizendo: “TO DE OLHO EM VC, HEIN?!! ACERTA TEU PASSO!!! EU SOU PASTOR “FULANO” E SE EU FOR AÍ EM SEU BAIRRO VC VAI CONHECER QUEM SOU EU, HEIN? TRATE DE VIR AOS CULTOS!! VEJA LÁ COMO FALA COMIGO, EU SOU PASTOR!!!”
    Sinceramente, fiquei chocado com a atitude dele, e o respondi na mesma moeda, pois não admito NINGUÉM NEM PASTOR NENHUM ME TRATAR ASSIM!!!
    nem meu pai fala assim comigo!!!
    Na mesma hora saí de lá, e me encontro, literalmente, PERDIDO, sem igreja pra congregar, se saber pra onde ir…to sem ação espiritual….
    Fico me perguntando qual igreja eu deva ir, congregar, onde posso ser bem recebido, com carinho…
    mas sinceramente não sei qual…. to quase caindo no pecado e no mundo novamente!!!
    Espero que possam me ajudar..
    Graça e Paz de Deus!!!

    • Sua mãe tem razão em dizer que temos que nos adequar a igreja que estamos frequentando, porém o que você precisa é encontrar uma igreja que tenha os usos e costumes que você conseguiria se adaptar. Não temos como criticar alguém por ela ter uma forma de crer diferente da nossa, temos que buscar um local aonde as pessoas pensam como nós, ou creem da mesma forma. Mais uma vez que você achou seu lugar, não deve ser rebelde aos costumes, pois rebelião é pecado, e escandalizar também o é. Por isso ore a Deus peça que ele te mostre um lugar aonde você possa congregar e ser livre em sua forma de adoração. Que Deus seja contigo.

    • ondina

      Querido Juan, Deus te abençoe com fé e determinação Não permita que o Diabo te lace novamente. Imagino como deva estar sendo difícil para você estar buscando congregar-se e encontrar essas dificuldades. Não desista! Ore, ore muito e vigie. Não permita que o homem impeça a obra de Deus na tua vida. Estou orando por ti e tenho certeza de que o Senhor Jesus vai mostrar o melhor caminho . Mas não deixe de se congregar. Procure grupos, células, fale com pastores que você considere acessíveis e, principalmente, ore e leia a bíblia. Busque em Deus a tua força! Um pensamento: ” As igrejas são como a arca de Noé pois nós só suportamos aquilo de desagradável que há nelas porque sabemos que lá fora há um grande dilúvio.” Imagine o cheiro de fezes e urina, a bagunça, o barulhos , a sujeira que era dentro da arca de Noé. A outra opção seria sair da arca mas, lá fora, o que aguardava era um dilúvio e a morte certa. Deus te abençoe.

    • José Roberto

      Irmão, procure igrejas sérias, preocupadas com a salvação das pessoas. Vá conhecer as metodistas do brasil e livre, luteranas, batistas regulares, presbiterianas do brasil e independente. DEUS o abençoe.

    • CREUSA

      IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS, CORRA PARA OS BRAÇOS DE JESUS .

    • Alberto

      Boa noite, li o que postou, senti o seu desespero e sua tristeza. Como não sou pastor, nem sei se tenho direito de lhe responder… Mas realmente me assusta o número de pessoas que carecem da aprovação e orientação de alguém. Será que não consegue buscar a paz em Deus sem um intermediário? Será que não entende que Deus está sempre consigo no seu coração? Eu tenho estudado com diversas congregações e me assusta a forma estreita do ponto de vista de quase todos. Deus é o mesmo, Jesus é o Filho de Deus, veio para nos salvar. Ponto final. Quem não entende isso, não pode entender o amor, que é depois da adoração a Deus o segundo passo mais importante… Você precisa de procurar a aprovação de Deus e não a dos homens…

  • Marusca

    pastor eu era uma serva atuante no ministério onde congregava, mas a igreja fechou devido a muitas mentiras por parte de outras congregações e hoje a igreja da qual eu me identifico foi a que mais contribuiu para o fechamento, irmãos que mandam seus pastores embora com a mesma facilidade que tiram suas roupas onde os bastidores é podre não seus pastores. Já fui por um ou dois meses em outros ministérios, e fico espantada com tanta estupidez, tolice,e despreparo. Sinto uma imensa dor por tudo que aconteceu, pois eramos servos comprometidos com a palavra é ridículo ver que quando um ministério se abre em uma cidade isso venha a ser perturbador para muitos ministérios renomados. Diante disso não sei se devo fazer parte de igreja dessa forma mesmo me identificando com seu usos e costume, com a liberdade no culto, mas não suporto outras coisas o que devo fazer.

  • Daniela

    Bom dia Pastor!

    Eu e meu esposo, estamos em busca de uma igreja onde possamos expressar e sentir esse novo sentimento de fé que estamos sentido, mas ainda não encontramos, somos jovens, sempre vivemos uma vida “mundana” mas estamos casados a 10 anos, e chagamos a conclusão de que esta na hora de seguir a Deus, moramos em Brasília e gostaríamos de uma sugestão sua de uma igreja aqui, que siga essas doutrinas que você relatou na sua reportagem.

    Obrigada

    Daniela

    • Meu ministério é a igreja de Deus no Brasil. Não sei em qual cidade satélite você mora. Mais eis uma sugestão.
      Igreja de Deus no Brasil
      igrejadedeus.org.br
      Página do Google+
      Área Especial – Lote D
      Riacho Fundo I Qs 12 Conjunto 7B 9A 9B – Riacho Fundo I, Brasília – DF
      (61) 3399-5553
      Igreja de Deus no Brasil – IDB Pôr do Sol – DF
      plus.google.com
      Página do Google+
      Condomínio Chácara 96 Q 601 Conjunto I
      DF
      (61) 3377-5213
      Igreja de Deus no Brasil
      http://www.idbriacho.com.br
      Página do Google+
      QS12, lote D, Área Especial – Riacho fundo I
      Brasília – DF
      (61) 3399-5553
      Igreja de Deus no Guará
      http://www.igrejadedeusguara.com.br
      4,8
      6 comentários no Google
      Qe 04 Área Especial “L”
      Sria I Qe 4 – Guará, Brasília – DF
      (61) 3567-7686
      Igreja de Deus
      plus.google.com
      Página do Google+
      Lote 1
      3ª Avenida Ae 7 – Núcleo Bandeirantes, Brasília – DF
      Igreja de Deus
      plus.google.com
      Página do Google+
      Lote 01 – Área Especial
      Quadra 05 – Sobradinho, Brasília – DF
      Igreja de Deus no Brasil
      plus.google.com
      Página do Google+
      Lote 01 – Área Especial
      Ar 13 Avenida Central Conjunto 1 5 – Sobradinho II, Brasília – DF
      (61) 3591-5071

  • ane

    Pr. não tenho estado me sentindo bem na minha igreja, toda corrente que tem seja qual for a area da sua vida ( sentimental, financeira etc…) o Pr diz que temos que colocar uma oferta de 100, 50, 30, 20 ou no minimo 10, e o problema é que sao em todas os cultos/reunioes é como dizer que seu milagre só vai acontecer se vc colocar um dinheiro naquele envelope… diante atitudes como essa seria errado trocar de igreja?

    • Sai dessa igreja isso não é bíblico isso é extorsão por meio da fé!
      Não se decepcione com a religião, existe muitas igreja que pregam a Cristo verdadeiramente, visite algumas, você vai encontrar um lugar ideal para congregar, pois todo aquele que busca, recebe. A palavra nos afirma isso.

    • S. F. L.

      Acho que essa igreja é a universal, no Japão ela fez de tudo pra poder se registrar, usou mendigos fazendo sopão, levando roupas, etc durante um bom tempo. Ao conseguir o registro, parou imediatamente , uma sala cheia de roupas boas foi descartada .e o sopão ? É aquele interesse de salvar vidas? Sumiuuuuuu!!!,! Completamente! Sou uma das duas pessoas que traduzia o português para eles, posso falar do que sei , e não por ouvir falar ! Os refugos da universal no Japão correm todos para a igreja do rival do pEdir MaIscedo, (que agora pretende ser o segundo Salomão se veste igual e até construiu um templo cópia do mesmo)um tal de valdomiro, outro que com aquele chapéu de boiadeiro, o espírito que ele obedece , competem entre os dois para ver quem consegue mais terras, bens,etc.

  • José Roberto

    Dízimo não é obrigação, conforme 2 Coríntios 9.7 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por NECESSIDADE; porque Deus ama ao que dá com alegria.” Deus abençoe a todos.

    • O dízimo é citado e estipulado em outras passagens bíblicas, o contexto do texto citado é que Paulo estava pregando para pessoas muito pobre, aos quais dizia que mesmo que não consigam contribuir com nada Deus os amaria da mesma forma. É como a parábola da viuvinha, ela deu o que tinha, e deu mais do que os outros, não porque o valor era alto 2 moedas, mais essas moedas é o que ela podia oferecer. Lembre-se texto sem contexto é pretexto para heresia.

    • Hugo

      Amigo, esse versículo que você citou, está relacionado a oferta (que é opcional).
      Sabemos que com DEUS, não há nada obrigado/forçado, porém o dízimo é um dever de todo cristão. Dizímo é a décima parte de tudo que vem em nossas mãos. Ou seja, qualquer pessoa tem condições de ser dizimista e não há desculpa pra não ser.

      • Geraldo Gomes

        O dizimo(decima parte) nao e do novo testamento ninguem vai encontrar isto no NT. No AT era obrigacao e era considerado ladrao quem nao dizimava, porque a tribo de Levi era sustentada pelas 11 tribos. No NT nao somos obrigados; porem precisamos contibuir senao a obra para! Mas nao venha me dizer que sou obrigado a dar 10%! Sou leitor da biblia, ja a li toda varias vezes e nunca vi esta obrigatoriedade no NT. Desculpem os erros pois meu celular nao tem opcao de acentos. Deus vos abencoe.

    • Alissom

      Eu sou um exemplo de que o fato de ser dizimista, Deus em sua graça me abençoa de forma tremenda, por ex.: é possível hoje no Brasil com salário de R$ 1086,00, pagando aluguel, 3 filhos possuir carro e moto? veja você que há um ano e meio recebo 2 salários mínimos, hoje tenho corsa sedan 1.6 completo, não pago aluguel ( a empresa paga para mim além, de água e ) minha casa é bem equipada com 2 computadores, videogame para os meninos , minha esposa tem lavadora de roupas, quase não tenho gastos médicos (farmácia, etc) e isso mudou quando tomei a decisão de colocar o dízimo em 1º lugar em relação ao meu salário, ser fiel a Deus honrando a Ele com as primícias do meu salário, tanto que já tenho outras rendas para complementar meu ganho e bens que muitos até com salários maiores que o meu as vezes não tem por não ser fiel no dízimo, estar na igreja só por estar, conhecer a palavra e não ser praticante, isso serve para outras áreas como a convivência no casamento, a relação com a família e por aí vai

  • Leonardo

    Infelizmente a Igreja Assembléia de Deus no Brasil foi esfaqueada e transformada em vários segmentos diferentes. O Espírito de jezabel nas Igrejas hoje em dia está por toda a parte, tem até mesmo pastoras ensinando no púlpito para a própria condenação como está escrito desde o antigo-testamento até o novo-testamento com o Apóstolo Paulo nos trazendo o ensinamento que as mulheres não tem este chamado.

  • CLEONICE

    Não estou contente onde congrego, pois pedem mtas. ofertas, procurando algo para me dar uma direção, encontrei suas palavras…… foram muito úteis…. eu sei que a gente tem que servir a DEUS, não uma igreja, mas eu gosto de ir até a igreja ouvir a palavra, cantar louvores……. Já tomei minha decisão ……….. Obrigada pelas palavras…… fica com DEUS……

  • Samuel

    Ola. A paz do Senhor. Como são as igrejas presbiterianas, assembleia de Deus, batistas, luteranas, qual a diferença delas. Obrigado. um abraço

    • As igrejas hoje são muito pessoais, ou seja, não tem uma característica marcante que pode de fato diferenciá-las, e existem igrejas dentro de um mesmo ministério bem diferentes uma das outras, vou dar um exemplo, conheço assembleias de Deus aonde não se pode bater palmas e homens sentam de um lado da igreja e mulheres de outro lado. Porém há igrejas assembleias de Deus que são muito abertas e não guardam tais costumes, então fica difícil caracterizar um ministério.Além do mais tem assembléia madureira, missão, vitória em cristo, etc… Infelizmente sua resposta não tem como ser respondida satisfatoriamente.

      • Jofre

        As que exigem o dízimo também estão em erro. O dízimo é da lei. Qualquer pessoa honesta vê isso se não tiver os olhos tapados pelo interesse e falta de fé. A fé que opera por amor é que é importante. Fé e amor leva a contribuir abundantemente em tudo. Dízimo é erro e fora da graça quando dado por obrigação ou por mandamento. Da graça tendes caído os que vos justificais pela lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *