Artigos em Destaque

Como Satanás poderia apresentar-se diante de Deus, se ele tinha sido expulso do céu?

Como Satanás poderia apresentar-se diante de Deus, se ele tinha sido expulso do céu?
Jó 1:6 declara que num dia os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, e que “veio também Satanás entre eles”. Entretanto, isto implica que Satanás tinha acesso ao trono de Deus, contrariamente ao que se declara, ou seja, que ele tinha sido expulso da presença de Deus no céu (Ap 12:7-12).
 
Percebe-se que Satanás tem frequente acesso ao céu (Jó 1:16; 2:1). Aqui o nome Satanás (v.6) é precedido de artigo no original e certo tradutor traduz “o adversário”. Aparece como o cínico supremo da corte celestial. Porém, pode-se notar que todas as suas ações são limitadas e não pode fazer qualquer coisa contra os santos de Deus sem a permissão deste (Jó 1:12). Na ocasião Satanás acusa Jó e apresenta-o como egoísta, sem que nada lhe importe, a não ser pelo seu bem estar e segurança. Desta mesma forma o povo de Deus e os seus caminhos são frequentemente e de forma falsa acusados pelo diabo e seus agentes. Graças a Deus que nem os homens nem o diabo sejam nossos juízes, mas unicamente o Senhor que nunca erra!

Satanás tinha sido oficialmente expulso do céu, contudo, na verdade, ele ainda continuava tendo acesso à presença de Deus. Em várias partes das Escrituras encontramos que Satanás tem acesso à presença de Deus com o fim de acusar os santos. Em Zacarias 3:1-2 temos a visão de Josué diante do Anjo do Senhor e com Satanás à sua direita para acusá-lo. Novamente aqui o nome de Satanás aparece com o artigo (heb. hassatan, o adversário). Ele, o adversário, intervém para acusar o sacerdote Josué.

Apocalipse 12:10 identifica Satanás como o acusador dos irmãos: “…o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus”. Aparentemente, como “o príncipe da potestade do ar” (Ef 2:2), Satanás tem tido a oportunidade de comparecer perante Deus com o propósito de acusar de pecado os filhos de Deus.

E é isso o que ele fez contra Jó, tanto em Jó 1:6 como em 2:1.

Bibliografia:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999. 
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento. 4ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990.
 
Fonte:oucaapalavradosenhor



Meu nome é Júlio Fonseca sou Pastor da Igreja de Deus no Brasil na pequena cidade de Anhanguera/Go. Usando a internet para levar a palavra de Deus a todos. Com paz, amor e respeito.

Compartilhe esta postagem

Compartilhe no Facebook

Uma Resposta para “Como Satanás poderia apresentar-se diante de Deus, se ele tinha sido expulso do céu?”

  1. alcides disse:

    É de dá dó do cristão que acredita que satanás tem acesso ao trono de Deus para acusar aquele que já foi salvo pelo sacrifício de Jesus. Se eu acreditar nisso, eu tô dizendo claramente que o sacrifício de Jesus foi fraco! O preço que Jesus pagou não é suficiente e por ai vai… irmãos não creiam nisso ! Jesus é o esconderijo do Altíssimo. E a Palavra diz. “o que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do onipotente descansará…” Você aceitaria que seu pior inimigo entrasse em sua sala para acusar um filho ou neto seu? No mínimo você diria assim: “sai daqui agora ou então eu te arrebento, pois do meu filho cuido eu! e além disso, já paguei a dívida dele!

    Leia abaixo:|

    O DIABO NÃO PODE MAIS ACUSAR OS SALVOS DIANTE DE DEUS.
    Apoc 12:10-11 – E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. 11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte. (Tradução Revista e Corrigida).
    Bom! Vamos interpretar passo a passo a passagem acima. Estamos diante de uma visão que João tivera na Ilha de Pátmos.
    “Agora chegada está a salvação, e a força e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo” – Tá indicando claramente que João teve a visão da obra redentora de Jesus Cristo. Ele estava se referindo à salvação por meio de Jesus, a implantação do reino de Deus no coração do homem e a manifestação da capacidade absoluta de Deus em resgatar o homem da morte eterna por meio de seu Cristo.
    Ai ele continua dizendo: “porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite”
    Bom, se você for estudar as colocações verbais neste trecho, vemos que trata-se uma colocação no “Pretérito imperfeito do Indicativo”
    E Este tempo do verbo, O Pretérito imperfeito do Indicativo é usado para:
    Indicar uma ação interrompida, não terminada.

    Exemplo:

    Eu andava pela rua quando você me parou.
    Pedro brincava no quintal , quando começou a chover.
    Indicar uma ação contínua , feita no passado , mas que não se faz mais

    Exemplo:

    João viajava todo final de semana = João costumava viajar todo final de semana
    Esta frase indica que no passado João viajava todo final de semana , mas atualmente ele não

    viaja mais :

    Antigamente , Paulo jogava futebol = Antigamente , Paulo costumava jogar futebol .
    Ana comprava muita coisa inútil = Ana costumava comprar muita coisa inútil.
    Descrever pessoas , coisas , situações, etc..

    Bom, tratando-se do texto acima, vemos claramente que o diabo “acusava”, mas não acusa mais. Porque? Porque ele é inimigo de Deus, foi expulso do céu, não pode ter acesso ao trono de Deus e principalmente porque foi feito algo tão tremendo a nosso favor, que o derrotou definitivamente ao diabo e o que o impede de continuar a sua ação de acusar o salvo diante de Deus.

    Pergunta-se: O que foi feito que tirou seu direito de nos acusar diante de Deus?
    Tá escrito na Palavra v11 “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte”.
    Como isto funciona?

    “…Pela palavra do Testemunho…”, ou seja: Crer e confessar. É fazer aquilo que está escrito em Rom 10:8-10. Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,9 a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
    Muitos realmente deram suas próprias vidas para manter a palavra de seu testemunho, mas não necessariamente todos tem que ser assim. Hoje, louvado seja Deus estamos num pais que temos liberdade para adorar a Deus. Mas se necessário for, Deus é quem dará a capacidade para mantermos a nossa confissão até se formos condenados a morte por isto!
    Ai você pode afirmar: Mas a A Palavra de diz Jó 1.1-11 que o diabo acusou Jó. Mas eu posso te responder: Sim. O diabo acusou jó, entretanto, devemos saber que, isto aconteceu no Velho testamento. A plenitude dos tempos ainda não tinha chegado, ou seja, Jesus ainda não tinha vindo à terra para morrer pela humanidade. Mas depois que Jesus veio e morreu ai a coisa mudou para o diabo. Jesus o derrotou definitivamente. A dívida que tínhamos com Deus foi paga mediante o sangue do cordeiro e ponto final. Veja Colossenses 2:13-15 – 3 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
    Então peço-vos por favor em Nome de Jesus. Não creia nessa doutrina que diz que o diabo tá diante de Deus te acusando 24 horas por dia. A obra de Jesus é perfeita, eficaz e definitiva. Se você pensar ao contrário você estará menosprezando a obra de Jesus. Então não faça isto. Creia que ela é ABSOLUTAMENTE capaz de anular as artimanhas do diabo.
    Poderia ficar falando aqui sobre este assunto numa 100 páginas, mas vou ficar por aqui.
    Amém!

Faça uma Réplica

© 2014 Ida Gospel. Todos os direitos reservados. site Admin | Desde Fev/2006
subir