Dinâmicas para fim de ano

Dinâmicas para fim de ano

Dinâmicas para fim de ano

Dinâmicas para fim de ano

PASSA OU REPASSA O MOVIMENTO

1. MATERIAIS: não há.
2. INSTRUÇÕES:
a. o grupo dispõe-se em circulo e em pé.
b. O Ego-Auxiliar (ou Diretor) inicia com o movimento (ex.: bate o pé direito), que “passa” à pessoa da direita. Este repete e repassa ao seguinte à sua direita até que todos repitam o movimento;
c. O ultimo repassa ao E-A, que recebe e acrescenta outro movimento (ex.: bate o pé direito e mexe com os ombros). Repete o processo anterior, ou seja, todos repassam o movimento ao participante à sua direita;
d. os participantes que errarem sai do jogo e colaboram na finalização. Pode-se repetir enquanto houver motivação e interesse;
e. o jogo prossegue até com três participantes ( embora esse critério possa se definido pelo grupo);
f. Comentário sobre a experiência.

JOGO DAS ALMOFADAS OU CADEIRAS

1. MATERIAL: almofadas ou cadeiras.
2. INSTRUÇÕES:
a. distribuir almofadas pelo chão, ou cadeiras pelo ambiente, permitindo que todos observem.
b. Os participantes caminham somente sobre o local e sem verbalização;
c. Após um determinado tempo, todos devem de olhos vendados encontrar uma almofada ou cadeira e sentar nela, porém dentro de 1 minuto.
d. O Diretor retira algumas almofadas, sem que os participantes percebam;
e. Após o tempo de 1 minutos os que não estiverem sentados sairão da brincadeira.

ESCULTURA DA MINHA VIDA

1. MATERIAIS: massa de modelar
2. INSTRUÇÕES:
a. o grupo em circulo, sentados;
b. inicia com voluntário “esculpindo” com as próprias mãos algo que considera significativo (ou alguma característica que o identifique) e “entrega” para o participante à sua direita e assim por diante;
c. cada pessoa recebe e repassa a “escultura” deve tentar identificá-la e dizer porque a pessoa esculpiu o objeto depois deve passar ao seguinte prosseguindo até passar pelo último participante;
d. comentário breve sobre o que cada um considera que recebeu, sendo que o “escuto” confirma ou não;
e. repete-se o mesmo procedimento a partir do segundo participante, e assim por diante, até todos passarem pela experiência ;

A POLÍCIA E O ASSASSINO

1. MATERIAIS: não há.
2. INSTRUÇÕES:
a. grupo sentado em círculo, voltados para dentro;
b. elege-se um voluntário para sair da sala, enquanto o grupo escolhe um chefe (ou líder), que deve DAR UMA PISCADA OU FAZER UM MOVIMENTO DE TIRO, quando a pessoa receber a piscada ou o movimento deve dizer _ Morri. e deve se deitar; A pessoa que saiu da sala é o polícial e deve tentar descobrir quem é o assassino.
c. a pessoa é chamada de volta e fica do lado de dentro do circulo, movimentando-se sem parar e tentando descobrir quem está comandando os movimentos;
d. as regras podem ser definidas pelo grupo (ex.: quantas tentativas de acerto, o que ocorre quando erra etc.);

JOGO DO TIBITÁ

1. MATERIAIS: não há.
2. INSTRUÇÕES:
a. elege-se um voluntário, que sai da sala, enquanto as regras são explicadas para o grupo.
b. o grupo deve escolher um verbo e responderá às perguntas do voluntário, trocando o verbo pela palavra tibitá;
c. os participantes formulará perguntas, um a um, com os objetivos de descobrir o verbo escolhido pelo grupo (ex.: Você tibita sempre? Você já tibitou com alguém? Você pretende Tibitar amanhã? Etc.);
d. o grupo pode determinar quantas voltas são necessárias para adivinhar o verbo, ou o Diretor pode especificar. Neste caso, se não acertar escolhe outra pessoa e reinicia o jogo com outro verbo.

Variação: O voluntário faz a mesma pergunta para todos os participantes e estes podem responder apenas sim ou não ou dar respostas livres. Após determinado o número de perguntas, este deve adivinhar o verbo.

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DINÂMICAS DIVERTIDAS PARA TODAS AS IDADES

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50 DINÂMICAS PARA COMPETIÇÃO

 



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