Artigos em Destaque

DINÂMICAS E BRINCADEIRAS DENTRO DA IGREJA

As propostas apresentadas neste seminário não se constituem um fim em si mesmas, mas estão direcionadas ao objetivo maior que é o aprendizado.  São recursos que, quando utilizados no momento oportuno e na medida certa, tornam o ensino mais atraente, participativo, criativo e os seus efeitos marcantes e duradouros.  Não podem substituir a lição ou estudo bíblico, mas são simples meios de vivenciar e fixar o ensino na mente e na emoção daqueles que estão no processo do aprendizado.
O ensino das verdades bíblicas, longe de ser  relegado a um segundo plano, será dinamizado, através da motivação e da iniciativa desencadeadas pelas atividades lúdicas. O mais importante na aula é que haja o verdadeiro estudo da Palavra e que o professor esteja preparado para dar tal aula; as técnicas usadas devem estar em função de  tornar o estudo da Palavra mais proveitoso e dinâmico. Se essa visão for deturpada, só haverá  agitação e dispersão, sem que haja “aprendizagem”.
II – DINÂMICA DE GRUPO
A – Conceituação
A dinâmica de grupo é uma das áreas que mais progride no campo da psicologia. Suas características peculiares a tornam atrativas e eminentemente práticas. Essas dinâmicas são simples ferramentas, na qual a interação entre as pessoas do grupo é fundamental no aprendizado.
Para dinamizar um grupo, pode ser utilizado exercícios, que têm finalidades diversas.  Uns buscam maior abertura da pessoa em relação às demais, tirando as barreiras que impedem uma verdadeira comunicação pessoal por causa de preconceitos e condicionamentos.  Outros exercícios procuram despertar nas pessoas o sentido da solidariedade.  Outros, ainda, buscam mais diretamente uma colaboração efetiva, afastando a frieza, o indiferentismo, a agressividade, a indiferença às coisas de Deus.  Aparecem ainda exercícios que ajudam as pessoas a se conhecerem melhor, suas limitações, deficiências, suas habilidades, e aspectos que precisam ser trabalhadas por Deus.  Há, enfim, exercícios que demonstram maturidade grupal, o grau de abertura, de harmonia, e seu ambiente de amizade, sinceridade,  confiança e  colaboração.

B – Objetivos

Na formação do grupo e na elaboração dos exercícios práticos é necessário ter objetivos claros e bem definidos, tanto individuais como em grupos, a serem alcançados a curto, médio e longo prazo, pois são oportunidades para incutir no aluno verdades bíblicas no mais profundo do seu ser, cujos valores o acompanharão por toda vida.
É bom salientar, que as dinâmicas se tornam eficientes quando utilizadas com muita destreza, esforço e entusiasmo; devem ser encaradas com o máximo de seriedade e criatividade, para adaptá-la ao grupo e atender os objetivos estabelecidos.
C – Os dez mandamentos para uma dinâmica criativa
É necessário seguir algumas diretrizes, que vamos chamar de os dez mandamentos para dirigir uma dinâmica criativa:
1. Ore pedindo orientação na preparação, e na aplicação da atividade na vida do grupo.
2. Prepare-se bem.  Verifique se o local é adequado e o material necessário esteja disponível.  Estude os procedimentos com antecedência, as regras e/ou princípios das idéias que pretende usar.
3. Divulgue as atividades do seu grupo com antecedência.
4. Adapte as idéias à sua realidade, idade, tamanho e as características do seu grupo.
5. Seja um líder entusiasmado ao conduzir a atividade.
6. Tenha coragem  de experimentar idéias novas e inovar o programa da sua reunião ou escola dominical.
7.  Seja sensível às reações do grupo.  Não quebre as tradições com muita rapidez!  Uma coisa é ter “casca dura” diante das críticas injustas de uma ou outra pessoa; outra, é não prestar atenção ao retorno que a maioria do grupo está dando.
8. Seja justo nas regras.
9. Seja flexível.  Não deixe que o programa se torne cansativo.
10. Não faça do programa algo mais importante do que as pessoas.

TAG:DINÂMICAS E BRINCADEIRAS DENTRO DA IGREJA

Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca
OUTRAS DINÂMICAS SEMELHANTES:

DINÂMICAS DIVERTIDAS PARA TODAS AS IDADES

DINÂMICAS PARA EMPRESAS

DINÂMICA CRISTÃS PARA JOVENS E ADOLECENTES

DINÂMICAS PARA A IGREJA

50 DINÂMICAS PARA COMPETIÇÃO



Meu nome é Júlio Fonseca sou Pastor da Igreja de Deus no Brasil na pequena cidade de Anhanguera/Go. Usando a internet para levar a palavra de Deus a todos. Com paz, amor e respeito.

Compartilhe esta postagem

Compartilhe no Facebook

5 Respostas para “DINÂMICAS E BRINCADEIRAS DENTRO DA IGREJA”

  1. Anonymous disse:

    ESSAS DINÂMICAS SÃO ÓTIMAS,SEI QUE TEREMOS BONS RESULTADOS,PRINCIPALMENTE COM OS JOVENS.
    DEUS OS ABENÇÕE!

  2. Anonymous disse:

    Extraordinárias dinâmicas! Muito válido, didáticamente apresentadas. Parabéns! Gosto de utilizar na igreja e agora estou coordenando um grupo de mulheres e já adicionei esta página como favorita! Deus abençõe! Regina Martins.

  3. Anonymous disse:

    otimo essas dinamicas…..aprende muito com essas ideias….obrigada…

  4. Anonymous disse:

    Que dinamicas legais
    gosteiiiiiiiiiiiiii……………

  5. Anonymous disse:

    legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

Faça uma Réplica

© 2014 Ida Gospel. Todos os direitos reservados. site Admin
subir